A cidade de Itaparica comemora neste sábado, sua 24a. edição da Lavagem do Beco, uma manifestação da cultura popular local que começou com uma brincadeira dos veranistas e, hoje, é uma das festas pré-carnavalescas mais importantes da ilha.
O cortejo da Lavagem parte do Largo do Mercado às 11 horas com a batucada, o bloco da educação e esporte, baianas em trajes típicos, uma ala de percussão do Filhos de Gandhy, parte da percussão de Os Comanches, carroça elétrica com Neto Bala, o bloco da Camisinha, os sambadores de Mutá, samba de roda, carro de som, Bloco da Ação Social, capoeiristas, Afoxé Filhos de Tupinambá, bloco Doçura de Itaparica, Afoxé do Alto das Pombas, Bloco da Camisola, Maculelê de Vera Cruz e Bloco do Boulevard.
Quando termina a lavagem, aproximadamente 13 horas, acontecem shows musicais na Praça da Quitanda em palco armado com a apresentação de Pagodilha, Magia Total e Saravada. A festa vai até Às 18 horas.
Para o prefeito Cláudio Neves, de Itaparica, trata-se de uma brincadeira que os moradores e veranistas fazem há anos e merece todo apoio da Prefeitura. "É um momento de congraçamento e ajuda nas relações de amizade da comunidade e também o turismo nesta temporada de verão", completa.