Shows

CENTRO INTEGRADO ESTADO E PREFEITURA PARA MONITORAR O CARNAVAL

Objetivo: otimizar resultados
| 22/01/2008 às 14:25

   As empresas e órgãos da Prefeitura envolvidos diretamente com o Carnaval irão participar do Centro Integrado de Informações do Carnaval 2008, espaço criado e dirigido pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). 

   O objetivo, como em anos anteriores, é propiciar a atuação conjunta e coordenada de cada um dos participantes, estabelecendo um fluxo contínuo de informações e disponibilizando, entre eles, o conhecimento produzido pela análise e pelo georeferenciamento dos dados recebidos, para subsidiar a execução de suas respectivas atribuições legais.

  "Com um melhor fluxo, podemos resolver as demandas da festa com mais agilidade e rapidez", garantiu o delegado da Polícia Federal, Maurício Teles, que atua desde dezembro na SSP para formatar o projeto. Citou que ele funcionará como o Serviço de Inteligência, semelhante ao que atuou nos Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro, que obteve pleno êxito em garantir a segurança durante o evento.


  O centro reunirá num mesmo local informações diretas sobre a festa, a partir dos seus diversos órgãos envolvidos. Ele funcionará em Ondina, durante 24 horas diárias, e garantirá um assento a todos os órgãos envolvidos, que poderão enviar informações sobre a festa. Com base em análises objetivas e rápidas, os participantes do centro, representantes dos órgãos, terão maior capacidade em tomar decisões mais ágeis e com maior possibilidade de acerto.


  A montagem da unidade também permitirá inovações, neste carnaval, para melhorar a segurança dos foliões nos circuitos. Entre elas, somar o sistema de monitoramente de câmeras nos espaços carnavalescos a uma central, para facilitar a colocação de policiais disfarçados no meio dos foliões.  A SSP vai monitorar o movimento em torno dos trios elétricos por GPS, um sistema de monitoramento via satélite, permitindo mais informações sobre a segurança a partir deste dado. Está prevista até uma página na internet dirigida ao folião com informações relevantes, como o de acompanhamento dos trios por GPS, menores desaparecidos, informações de trânsito etc.


  Pela Prefeitura participarão das ações a serem desenvolvidas pelo centro a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), a Superintendência de Controle e Ordenamento do Solo Urbano do Município (Sucom), a Secretaria Municipal de Saúde  (SMS), a Secretaria de Transporte Público (STP) e a Emtursa.