O CALENDÁRIO DE EVENTOS INCLUI A REALIZAÇÃO DE ENSAIOS NA QUADRA, O LANÇAMENTO OFICIAL DA FANTASIA, QUE SERÁ USADA ESTE ANO, COM DIREITO A DESFILE, A ESCOLHA DO NEGRO MAIS LINDO E DA PERSONALIDADE DO ANO, PESSOA DA COMUNIDADE ENGAJADA NA LUTA CONTRA AS DISCRIMINAÇÕES.
EM 2007 O HOMENAGEADO FOI A SOCIOLÓGA VILMA REIS, ESTE ANO SERÁ O SECRETÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO PARA IGUALDADE, LUIS ALBERTO SILVA DOS SANTOS. DURANTE TODO O ANO ELE DEVERÁ PARTICIPAR DAS REALIZAÇÕES DO BLOCO, DESDE OS ENSAIOS ÁS ATIVIDADES SÓCIO-CULTURAIS DESENVOLVIDAS PELA ENTIDADE.
COM O TEMA "ÁFRICA DO SUL, 13 ANOS DE LIBERDADE" OSNEGÕES LEVAM PRA AVENIDA 2 MIL FOLIÕES. O ENREDO PRETENDE CONTAR A SAGA DE PERSONAGENS COMO NELSON MANDELA, DESMOND TUTU, WINNIE MANDELA E STEVE BIKO, QUE LUTARAM PELA LIBERDADE DA ÁFRICA DO SUL.
A ENTIDADE DESFILA NO CIRCUITO DODÔ NA SEXTA E DOMINGO E NA TERÇA NO CIRCUÍTO BATATINHA. A SAIDA É SEMPRE AS NOVE DA NOITE.
QUEM QUISER PARTICIPAR DESTA LINDA FESTA DOS NEGÕES JÁ PODE ADQUIRIR A FANTASIA, QUE ESTÁ A VENDA NA SEDE DO BLOCO À AVENIDA VASCO DA GAMA, 400 1º. ANDAR, O VALOR É 100,00 (CEM REAIS).
AO SOM DA "PODEROSA BANDA OSNEGÕES", NINGUÉM VAI FICAR PARADO NEM NA QUADRA E NEM NA AVENIDA DURANTE O DESFILE DO BLOCO. A BANDA É FORMADA BASICAMENTE POR PESSOAS DA COMUNIDADE DA VASCO DA GAMA E OUTROS BAIRROS DE SALVADOR. SÃO 200 MÚSICOS, ENTRE PERCUSSÃO E ALA DE CANTO. PARA EVENTOS MENORES, COMO SHOWS EM CASAS DE ESPETÁCULOS E OUTROS EVENTOS A BANDA CONTA UM NÚMERO REDUZIDO DE MÚSICOS, SÃO 20 PESSOAS.
FORMADA EM 2005, SOB A BATUTA DE MESTRE TATÁ " A PODEROSA BANDA OS NEGÕES " VAI ESCREVENDO SUA HISTÓRIA DE SUCESSO POR ONDE PASSA, COM POUCO TEMPO DE ESTRADA A BANDA TEM SEU TALENTO RECONHECIDO POR MÚSICOS DE OUTRAS AGREMIAÇÕES.
"A BANDA TEM UM ESTILO PRÓPRIO, UMA MARCA REGISTRADA DA ENTIDADE, UMA BATIDA DIFERENTE , O SAMBA MAMBO". "RAPZ É O RESULTADO E UMA MISTURA DE MUITOS RITMOS, PROVNIENTE DE VÁRIOS ESTILOS QUE EU OUVI, ISSO DA MAIS MOLEJO PRAS PESSOAS, FAZ DANÇAR MAIS RÁPIDO" CONCLUI O CRIADOR DO NOVO RITMO MESTRE TATA.
ANOTE AÍ:
JANEIRO:
NOS DIAS 12 , 19 E DE JANEIRO TEM ENSAIO DO BLOCO OS NEGÕES, NO LARGO DO MONTE BELÉM, NA VASCO DA GAMA.
DIA 16 OS NEGÕES MARCAM PRESENÇA NA LAVAGEM DO BONFIM.
NO DIA 26 TEM O FESTNEGÕES-FESTIVAL DE CULTURA E ARTE, QUE VAI ELEGER O NEGRO MAIS BONITO E HOMENAGEAR A PERSONALIDADE OSNEGÕES DESTE ANO.
FEVEREIRO:
01, 03 E 05 TEM OS NEGÕES NA AVENIDA.
NOS DIAS 01 E 03 A AGREMIAÇÃO DESFILA NO CIRCUITO DODÔ, ÀS NOVE DA NOITE.
E NO DIA 5 NO CIRCUITO BATATINHA, TAMBÉM ÀS NOVE DA NOITE.
CONHECENDO UM
POUCO OS NEGÕES:
A Associação Cultural Os Negões, Entidade de Utilidade Pública Estadual faz parte da Comissão Executiva do Fórum de Entidades Negras da Bahia, é do Conselho de Saúde distrital de Brotas e membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Fome Zero) de Salvador, além de fazer parte da Comissão Estadual de Direitos Humanos e participa do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra - CDCN.
Fundada com a missão de desenvolver trabalhos para a promoção da cultura afro-brasileira, tendo como objetivos resgatar a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, valorizar e divulgar a cultura do povo negro em nosso país, defender e lutar para assegurar os direitos civis e humanos.
Os Negões, como é popularmente conhecido, é uma Organização do Movimento Negro brasileiro, criado por um grupo de militantes, artistas e esportistas, fundado em 11 de fevereiro de 1982 e durante estes vinte e cinco anos de existência, vem promovendo a cultura afro-brasileira.
Os Negões já desenvolve projetos importantes como: Capoeira e Cidadania - em quatro bairros de Salvador, Trançados Afros, Fabricação de Instrumentos de percussão e violão e oficina de dança; na área da educação, alfabetização para jovens e adultos e o pré-vestibular Universidade para Todos, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Outra importante iniciativa foi o Projeto de Qualificação Profissional para trabalhadores afro-descendentes, em parceria com a UNEB no ano de 2002.
Projetos Culturais:
Em 2007, Os Negões foi o responsável pela execução do projeto que publicou o Livro, A Grande Refazenda: África e Diáspora Pós II CIAD.
O livro é um relatório da II Conferência dos Intelectuais da África e da Diáspora - CIAD realizada em Salvador, de 12 a 14 de julho de 2006, que constituiu um dos maiores encontros de acadêmicos, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais já realizados no Brasil.
Atualmente a Associação Cultural Os Negões em parceria com a Fundação Palmares e Agentes de Pastoral Negros - APNS, promove o Projeto Os Negões contra o Racismo, que tem como objetivo promover debates em oito bairros populares da cidade de Salvador, entre os quais, Itapuã, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas etc, com temáticas como: educação, saúde, emprego e cidadania. Para a realização deste projeto contamos com a participação de lideranças do movimento negro, intelectuais, educadores e historiadores.