Shows

REVEILLON: BROWN COMANDARÁ O FAROL E OS TRAVESSOS A FESTA EM PARIPE

Organize-se cedo para as festas
| 31/12/2007 às 10:01
Passagem do ano: As três maiores festas da cidade, Farol, Paripe e Boa Viagem (Foto:Div)
Foto:

  Os principais eventos populares da cidade do Salvador nesta passagem de ano acontecerão no Farol da Barra, com Carlinhos Brown no comando, na praia de Paripe, com Os Travessos, e no bairro da Boa Viagem. 

   No Farol, além de Brown, apresentações do Batifum, A Tapa e Olodum. Amanhã, à tarde, Daniela Mercury celebra o por-do-sol no Farol, por volta das 18h. Em Paripe, além de Os Travessos, mais quatro bancas e Silvano Sales, na festa organizada pela Nova Salvador FM.

   Além desses três grandes eventos com a presença de milhares de pessoas outros bairros vão comemorar a passagem de ano, algumas barracas de praias e as festas dos chics. No Litoral Norte as atenções estarão voltadas para as praias de Ipitanga, Buraquinho e Vilas do Atlântico.

    Tradição iniciada em meados do século XVIII, a festa da Boa Viagem é uma das mais bonitas manifestações populares de Salvador e acontece na virada do ano. A exemplo da festa de Iemanjá (2 de fevereiro), mantém o mesmo glamour e tradição, culminando com a chegada da galeota Gratidão do Povo na Praia da Boa Viagem conduzindo a imagem do Bom Jesus dos Navegantes.

    Para assegurar o brilhantismo e o glamour que cercam as festas de fim de ano e, em especial a da Boa Viagem, a Prefeitura está mobilizando órgãos das áreas da saúde, segurança, transporte, limpeza urbana, dentre outros.


   A diversão é garantida a partir da meia-noite por músicas e danças nas barracas que vendem comidas e bebidas típicas, caracterizando-se como um dos maiores réveillons populares da cidade, enquanto se aguarda a chegada da procissão do Bom Jesus dos Navegantes. A procissão marítima segue a galeota Gratidão do Povo que sai na manhã do dia 1º de janeiro do cais do Comando do 2º Distrito Naval, em frente à Igreja da Conceição da Praia. Vai até as proximidades do Farol da Barra, terminando na Praia da Boa Viagem, acompanhada por dezenas de embarcações.


   O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já tem todo o seu esquema traçado e mobilizará, entre a Boa Viagem e Barra, onde acontece o Réveillon de Salvador da virada do ano. Nestas duas áreas, um contingente de dez técnicos de nível superior, nove de nível médio e dois motoristas ficará responsável pela fiscalização dos alimentos e bebidas, observando, como determina a legislação, rigor, procedência, prazo de validade, estado de conservação, armazenamento e preparo.


Barracas


De acordo com declarações do responsável pelo setor, Augusto Bastos, a Vigilância Sanitária já começa a fiscalizar o comércio formal e informal a partir da montagem das barracas, quando técnicos executam um trabalho de inspeção, além de oferecer orientação sobre manipulação e armazenamento dos produtos. Quando os fiscais constatam que o alimento apresenta sinais de deterioração, prazo de validade vencido ou procedência não informada, são feitas a apreensão e inutilização de todo o lote impróprio para o consumo.


Os ambulantes interessados em montar barracas na Boa Viagem têm até amanhã (dia 28) para fazê-lo. A informação é do Setor de Licenciamento da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) que estabeleceu o seguinte quantitativo: barracas padronizadas, 38 unidades; barracas de quermesse, seis unidades; e barracas desmontáveis, 22 unidades. As áreas já estão sendo demarcadas e antes de tomar posse os credenciados deverão apresentar toda a documentação. Para garantir uma boa iluminação, a Sesp vai disponibilizar 4,5 mil metros de gambiarras e oito projetores de 1000 watts.


Mudança no trânsito


A partir das 18 horas de segunda-feira (dia 31) até as 6 horas de quarta (2 de janeiro) estarão proibidos a circulação e estacionamento de veículos nas seguintes vias: Rua Professor Alcântara, Rua da Boa Viagem, Largo da Boa Viagem, Avenida Luiz Tarquínio (trecho entre o Largo da Boa Viagem e a Rua Polidoro Bittencourt), Rua da Imperatriz (entre o Largo de Boa Viagem e a Rua Sergi Mirim), Rua Rio Almada, Rua Rio Paraguassu,  Rua São Francisco, Rua Rio Itapicuru e Rua Santa Durão (entre as ruas da Boa Viagem e Rio Paraguassu).


Os veículos públicos, como os de operação de trânsito, bombeiros, ambulâncias e polícia, além de prioridade, gozarão de livre trânsito e estacionamento quando devidamente identificados e em serviço. Os veículos do Sistema de Transporte Coletivo terão sentido único e exclusivo na Avenida Luiz Tarquínio (direção ao Largo de Roma), ruas Polidoro Bittencourt e Augusto Mendonça (direção Boa Viagem).


Os residentes e domiciliados nas vias interditadas terão acesso assegurado mediante a comprovação de endereço através de documentos do veículo, contas de telefone, água ou energia elétrica. O tráfego voltará ao normal tão logo a Limpurb conclua os serviços de limpeza. As operações de carga e descarga obedecerão aos seguintes horários: dia 31, das 6 às 17 horas; dia 2 de janeiro, das 6 às 10 horas.


A Limpurb também montou um esquema especial de limpeza para o Réveillon de Salvador, Festa da Boa Viagem e Pôr do Som (na Barra), mobilizando mais de dois mil profissionais entre gerentes, chefes, coordenadores, encarregados, motoristas, agentes (varrição, coleta e lavagem) e tratoristas distribuídos em várias áreas para manter os locais sempre limpos. Nesta operação serão disponibilizados vários equipamentos, como 32 compactadores, 22 caminhões, 420 sanitários químicos (instalados nos locais dos eventos).