Os profissionais de imprensa que desejam trabalhar no Carnaval de Salvador de 2008 devem procurar a sede da Secretaria Municipal da Comunicação Social (SMCS), no período compreendido entre os dias 8 de outubro de 2007 e 11 de janeiro de 2008, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Os profissionais que vão cobrir a festa momesca devem ser relacionados pelos veículos de imprensa. O documento deverá ser enviado por escrito, com timbre do órgão, assinado pelo diretor/editor ou o responsável pela cobertura do evento. À solicitação de credenciamento deverão ser acrescidos o nome completo do profissional, endereço, CEP, telefone, fax, e-mail da empresa e o nome do contato.
O nome completo de cada profissional é obrigatório, assim como deve estar anexada a cópia do CPF, a carteira de identidade, o passaporte (para os jornalistas estrangeiros) e o número e a comprovação de registro profissional (DRT/MT).
"A necessidade da foto 4x5 é para darmos mais legitimidade à credencial. Sem ela não liberaremos o credenciamento", afirma Péricles Santana Ávila, coordenador de multimídia da SMCS. Ele informa ainda que as fotos mandadas por e-mail devem ser na resolução 300 dpi. "Para dar maior nitidez", esclarece. Com a divulgação crescente da maior festa baiana o coordenador acredita no crescimento do número de profissionais credenciados este ano. No ano passado 2.434 inscritos fizeram a cobertura da festa.
Serão habilitados profissionais da imprensa oficial, local, nacional e estrangeira. Para os autônomos e pesquisadores, além de toda documentação já citada - endereço, telefone, e-mail, é necessária uma justificativa do trabalho que pretende realizar no Carnaval. Não serão credenciadas pessoas estranhas à atividade jornalística e só poderão ser cadastrados sites que estejam registrados na Fapesp e tenham mais de dois anos de existência.
Além de facilitar o trabalho dos repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, assistentes e radialistas na rua e nos camarotes, a credencial permite o acesso destes profissionais ao Centro de Imprensa instalado todo ano pela Prefeitura do Salvador. Ali eles terão à disposição terminais de computador conectados à internet, linhas telefônicas, fax, copiadoras, laboratório de fotografia com equipamentos de última geração para transmissão de fotos digitais. Com o tema geral "O Coração do Mundo Bate Aqui", o Carnaval de 2008 homenageará a "Capoeira". |