A diretoria do IPHAN anuncia ainda este ano o registro da caporiera como bem imeaterial cultural
Capoeira, uma proposta de tema para o Carnaval 2008 (Arq. Google)
Foto:
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional deverá anunciar ainda este ano o registro da capoeira como bem imaterial cultural brasileiro. Esta notícia agradou os produtores culturais e artistas que desejam a capoeira como tema do Caranval 2008. A capoeira é, hoje, a manifestação da cultura popular baiana mais difundida no mundo ocidental e até em países da Ásia como a Coréia do Sul e o Japão.
Este ano o IPHAN fez o registro do frevo pernambucano dança que se origina da capoeira em seu gingado e, em 2007, além da capoeira o IPHAN vai registrar também os toques dos sinos das igrejas das cidades históricas de Minas Gerais e os queijos artesanais também mineiros. Em Salvador, no governo Antonio Imbassahy, por sugestão do então chefe da AGECO do Governo do Estado e atual conselheiro do TCM, Fernando Vita, foi instituito um programa similar aos mineiros (porque os sinos dobram) no centro histórico de Salvador, mas, hoje, não existe mais.
O produtor cultural Geraldo Badá é um dos incentivadores para que a capoeira seja o tema escolhido pelo Conselho do Carnaval e adotado pela Prefeitura, em 2008. A idéia é, além de difundir ainda mais a capoeira, fazer uma homenagem aos grandes mestes da luta/dança: Bimba, Pastinha, João Grande, João Pequeno, Acordeon, Vermelho, Boa Morte, Camisa e outros.
CAPOEIRA NO MUNDO
A capoeira está espalhada em várias partes do mundo ocidental, em especial, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa - França, Espanha, Portugal, Alemanha, etc - com academias e escolas funcionando regularmente. Já existem, inclusive festivais de capoeira na Europa com a participação somente de alunos europeus e poucos brasileiros.