Shows

LAVAGEM DO BECO DE ITAPARICA É MANIFESTAÇÃO POPULAR DE NATIVOS DA ILHA

Um grupo de Filhos de Gandhy estará na lavagem do beco
| 27/01/2007 às 10:12
Prefeito Cláudio Neves, João Ubaldo e o vice Valfredo, hoje, na Lavagem do Beco (Foto TF)
Foto:
Estará acontecendo durante o dia de hoje a Lavagem do Beco de Itaparica, em sua 22ª edição. Trata-se de uma manifestação popular dos nativos da ilha com muito samba, cortejo de baianas e, este ano, com as presenças de uma ala do afoxé Filhos de Gandhy de Salvador e a percussão do Comanches do Pelô, com Jorginho Comancheiro à frente.
Além disso, óbvio a turma da ilha: o afoxé Ilê Guian, Bloco Carapicu, Bloco Boulevard, Samba de Roda da Misericórdia, Bloco Afro, Bloco Verão Espetacular e o Mini Trio da ilha. O cortejo sairá às 11 horas do Largo do Mercado, passa pelo Boulevar em direção ao Forte de São Lourenço, segue pela Rua dos Patos, sobe o Campo Formoso, desce a Rua da Fonte da Bica, pega a Avenida Oceânica e, finalmente, chega ao Beco onde haverá a lavagem.
Essa é uma festa nativa que começou com uma brincadeira dos moradores do local e que ganhou uma grande dimensão, envolvendo, atualamente, moradores e veranistas, além do seu mais ilustre filho (morador veranista) o escritor João Ubaldo Ribeiro, o qual, certamente não acompanhará o cortejo, mas estará lá ao lado dos seus personagens no Largo da Quitanda.
O prefeito Cláudio Neves diz que a festa do Beco tem um valor simbólico muito importante para sua comunidade pois consegue irmanar ainda mais os itaparicanos, "como um congraçamento sadio onde todos brincam e estreitam amizades".
Já a secretária de Turismo de Itaparica, Eliana Dumet, destaca que todo apoio está sendo dado a festa para que a localidade ganhe ainda mais projeção e consiga trazer turistas (e mais veranistas) gerando divisas e empregos.
BECO FOLIA
Na Marina de Itaparica, a partir das 13 horas, acontecerá também o Beco Folia um encontro da galera com o Batifum, Tribahia e Negra Cor com preço da camiseta custando 40 reais.