Shows

ROQUEIROS DECRETAM REBELIÃO CONTRA AXÉ MÚSICA QUE VIVE NA CORDA BAMBA

Que loucura
| 08/01/2007 às 10:28
A estrela da Axé, Ivete Sangalo, é campeã de vendas e vai bombar no Carnaval
Foto:
Há em movimento no Brasil uma avalanche de novos roqueiros, inclusive na terra da música sertaneja (Goiânia) que desejam conquistar a galera jovem e já decretou guerra a música axé, ao forró e ao calipso. Na Bahia, Ronei Jorge & e os Ladrões de Bicicleta e mais o Trêmula, entre outros grupos, estão avançando entre esse público tean, mas ainda perdem de longe da turma axé. O Festival de Verão que vai começar dia 24, mais uma vez, dará espaço total aos axezeiros, entre eles, Bel, Daniela, Ivete e Durval, as maiores estrelas desse grupo.
Não vai ser fácil para os roqueiros invadirem essa praia até porque o calipso invadiu o Norte do país com muita força, a música sertaneja está vivíssima no Centro Oeste e no interior de São Paulo, os forrozeiros mandam no Ceará e em Pernambuco, e a turma Axé está em quase todas as praças do país.
Em Pernambuco, por exemplo, Calcinha Preta e Aviões do Forró dão as cartas e já chegaram na Bahia com força total tanto que essas bandas já estão com contratos assinados com algumas Prefeituras para animar os forrós da época junina. A Calipso também é de agrado dos baianos e a música tecno-brega produzida no Norte agrada muito aos baianos. O sertanejo também é muito ouvido na Bahia, especialmente, nas cidades fronteiras com o Tocantis, Goiás e Espírito Santo.
Essa história de que a Axé Música está perdendo terreno é antiga e, se é verdade que não vende como vendia nos anos 80 e 90 do século passado, está longe de ser ameaçada. Agora mesmo vem o Carnaval de Salvador ai e a turma da Axé está a mil. Diria que a mil e uma noites com diz Jamil. Aliás, falar em Jamil ele já inaugurou a Casa dos Praieiros, na Av Oceânica, Barra, e firmou uma parceria com o Projeto Axé, de César La Roca, e no último domingo uma banda do projeto tocou na Avenida para alegria de quem fazia cooper e curtia o verão de Salvador.