Saúde

MUTIRÃO ATENDE 500 PESSOAS DE SEABRA NA PREVENÇÃO A CÂNCER COLO RETAL

A Campanha Março Azul que acontece a partir do próximo dia primeiro serve para alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer câncer colo retal.
DINIZ ,  Salvador | 20/02/2026 às 13:27
Daniela Louzado, médica colopractologista
Foto:
   A Campanha Março Azul que acontece a partir do próximo dia primeiro serve para alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer câncer colorretal. 

  Destaque desta ação é um mutirão que vai acontecer no município de Seabra, na região da Chapada Diamantina, onde serão atendidas cerca de 500 pessoas. A Campanha Março Azul é realizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia e Endoscopia Digestiva (SOBED), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC) e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e tem o apoio da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina (CFM).

  Além do mutirão de colonoscopias, o Março Azul promove educação em saúde, capacitação de profissionais, produção científica e fortalecimento da estrutura hospitalar local, deixando um legado permanente para a cidade. Todos os anos, um município brasileiro é escolhido para receber a ação e se transformar, mesmo que por poucos dias, num centro de referência e acolhimento em saúde pública.

Este tipo de câncer normalmente acontece em pessoas fumantes, que consumem alimentos gordurosos, embutidos ,com vida sendentária, histórico familiar de câncer colorretal, ter história pessoal da doença (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama), baixo consumo de cálcio , baixo consumo de vegetais e obesidade são fatores de risco para esta doença.

Segundo a coloproctologista Daniela Louzado , titular da Sociedade brasileira de Coloproctologia e colonoscopista do hospital Aristides Maltez , os tumores surgem na parte do intestino grosso chamada cólon e reto (localizada no final do intestino). Se a pessoa está perdendo peso sem ter feito nenhuma mudança na dieta, passou a ter diarreia e/ou prisão de ventre, percebeu sangue nas fezes, sente gases ou cólicas, náuseas ou vômitos, dores na região anal, dor abdominal ou sensação de intestino cheio mesmo após a evacuação, deve procurar avaliação médica com brevidade.

A especialista explica que existem dois exames capazes de detectar precocemente os tumores de intestino: o Teste FIT – que aponta sangue nas fezes (mesmo oculto a olho nu) e a Colonoscopia (exame de imagem que vê o funcionamento do intestino por dentro). Ela afirma que o diagnóstico precoce oferece alta chance de cura do câncer de intestino.Após o diagnostico do câncer de intestino, o médico ou a médica poderão recomendar o melhor tratamento. A depender o caso pode ser cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia biológica. A escolha vai depender da localização do tumor e do estágio da doença.

Daniela Louzado explica que o câncer de intestino tem cura. “Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores as possibilidades de cura. E mesmo após a cura, é feito um rigoroso acompanhamento com consultas e exames para evitar ou detectar um possível retorno da doença. Fazer tal monitoramento é imprescindível para identificar recidivas precocemente. Um alerta importante é : Quanto mais rápido o diagnóstico e o início do tratamento, mais chances de cura”.

Para afastar o risco do câncer colorretal é importante manter um estilo de vida saudável com boas práticas como : evitar tabagismo e uso de bebida alcoólicas; praticar atividade física com regularidade; ter uma alimentação rica em fibras e evitar alimentos ultraprocessados e açúcares, com ingestão reduzida de carnes vermelhas, além de fazer rastreamento com exames periódicos, mesmo que não apresente sintomas.

O mutirão em Seabra vai acontecer na primeira semana de março e em Salvador a campanha vai ser mais com divulgação em hospitais e clínicas com objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção. Como símbolo da campanha o antigo prédio da Faculdade de Medicina no Terreiro de Jesus será iluminado de azul para chamar atenção para a o Março Azul.

O trabalho em Sebra foi iniciado como uma verdadeira jornada de prevenção e saúde. O objetivo é levar informação aos moradores, com idade entre 45 e 70 anos, sobre o câncer de intestino, o segundo mais comum, ficando atrás somente dos cânceres de mama e de próstata. Os agentes que passaram por capacitação nos últimos dias com médicos das Sociedades Brasileiras de Endoscopia, Gastroenterologia e Coloproctologia e estão percorrendo os bairros para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da realização do exame de sangue oculto nas fezes, através do teste FIT. A meta é ampliar o rastreamento possibilitando a detecção precoce do câncer de intestino. A iniciativa é considerada a maior ação de rastreio de câncer de intestino do Brasil.

Essa triagem é uma etapa fundamental para a organização do segundo momento da ação, previsto para ocorrer entre os dias 1º e 7 de março, quando será realizado o mutirão de colonoscopias do Março Azul em Seabra. Para essa fase, serão encaminhados os pacientes que apresentarem resultado positivo no teste FIT. A colonoscopia é considerada o exame padrão-ouro para o diagnóstico do câncer de intestino, pois permite a visualização direta do cólon e a identificação precoce de lesões suspeitas e sua remoção .

De acordo com os organizadores do Março Azul, a estimativa é realizar até 500 colonoscopias durante o mutirão. Toda a operação contará com uma equipe multiprofissional, formada por médicos, anestesistas, enfermeiros, estudantes de todo o país, além do suporte estrutural da Prefeitura de Seabra, do Hospital Regional da Chapada/FABAMED, da Secretaria de Saúde (SESAB) e do Governo do Estado da Bahia. Os pacientes que apresentarem necessidade de complementação do tratamento endoscópico serão encaminhados para centros de referência, com acesso a cirurgias oncológicas e tratamentos especializados, sempre que indicado. A orientação e encaminhamento corretos visam a continuidade do rastreamento e o início oportuno do tratamento.

Capital da Chapada Diamantina, Seabra foi escolhida para receber a maior mobilização do Março Azul em 2026 por representar um território com grande potencial de impacto na saúde pública. O município dispõe de infraestrutura hospitalar para recepcionar cerca de 60 médicos, em unidade que propicie utilizar seis salas de exames, suporte de anestesiologia, centro cirúrgico e terapia intensiva. 

Além disso, a cidade permite a organização da campanha acompanhar os resultados do projeto, que envolve tanto a realização dos exames quanto a conscientização da população. Outro fator importante é o compromisso da administração pública de Seabra em dar continuidade aos exames especializados e do rastreamento do câncer colorretal após a conclusão da ação do Março Azul.