Saúde

BANCO DE LEITE HUMANO DA MCO-UFBA ESTÁ COM 50% CAPACIDADE; VAMOS DOAR

O processo de doação é simples, pois a pessoa doadora não precisa sair de casa. Para doar, é preciso estar saudável, ter feito pré-natal, estar amamentando e ter leite em excesso.
Tasso Franco , Salvador | 22/05/2025 às 14:22
Estoque baixo na Maternidade Climério de Oliveira
Foto: DIV
Banco de Leite Humano da MCO-UFBA está com 50% da capacidade do estoque e precisa de doações*

_Capacitação com o Corpo de Bombeiros na sexta, dia 23, encerra semana de atividades sobre a importância da doação do leite humano_

*Salvador (BA)* – O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) apresenta estoque atual de 62 litros de leite humano quando o ideal seria 120, ou seja, o BLH opera com pouco mais de 50% de sua capacidade ideal. Para conscientizar sobre a importação da doação de leite humano, a MCO-UFBA/Ebserh preparou uma série de atividades ao longo da semana, incluindo uma capacitação com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia nesta sexta-feira, 23, de forma a orientar a população sobre a coleta domiciliar.

O curso ocorrerá entre 8h e 12h, no auditório da MCO-UFBA/Ebserh, no bairro de Nazaré. Será a última de uma série de atividades iniciadas na segunda-feira, 19, quando foi celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A semana de atividades foi pensada para promover o aleitamento humano, incentivar doações, promover debates, esclarecer dúvidas e divulgar bancos de leite aptos a receber e encaminhar doações às famílias necessitadas.

“O estoque ideal é variável. Tem a ver com o número de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e com o volume de leite humano que eles estão utilizando no dia. Mas o ideal é que a gente tenha 120 litros à disposição para conseguir atender à demanda da instituição de forma segura”, afirma Daniela Bellaguarda, nutricionista do BLH da MCO-UFBA/Ebserh.

Importância da doação e da amamentação

O leite humano é essencial para a prevenção de infecções respiratórias, alergias e diarreia nos bebês, além de promover um desenvolvimento saudável. Um litro de leite doado pode alimentar mais de 10 bebês em um único dia. Toda pessoa que amamenta é uma possível doadora. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na alimentação.

A amamentação é vital para a saúde dos recém-nascidos, especialmente para os prematuros, e ajuda a prevenir alergias, infecções e doenças graves. Além disto, o leite humano reduz o risco de mortalidade infantil. Atualmente, o BLH conta com 22 doadoras ativas, mas o número é insuficiente para suprir a demanda de 2.500 ml diários.

Como doar para o BLH

O processo de doação é simples, pois a pessoa doadora não precisa sair de casa. Para doar, é preciso estar saudável, ter feito pré-natal, estar amamentando e ter leite em excesso.

A doadora deve entrar em contato com o Banco de Leite e apresentar exames realizados durante o pré-natal. De devolutiva, o BLH entrega os frascos para armazenamento do leite e passa as orientações sobre a ordenha. Toda semana o Corpo de Bombeiros vai até a residência da doadora levar o material e recolher o leite ordenhado e congelado.