Saúde

MCO-UFBA OFERTA 395 EXAMES E CONSULTAS NO EBSERH EM AÇÃO

Com informações da Ascom UFBA
Da Redação , Salvador | 12/05/2025 às 18:19
Maternidade Climério
Foto:
A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) oferta, neste sábado (17), 395 exames e consultas dentro do projeto “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”. A iniciativa é uma estratégia integrada entre a estatal e o Ministério da Saúde que busca agilizar o acesso de paciente aos serviços médicos especializados e reduzir o tempo de espera da fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse esforço a ser feito em um único dia representa um aumento de mais de 10% em relação à média mensal de atendimentos realizados.

Serão oferecidos exames laboratoriais, de mamografia, ultrassonografia geral e ginecológica/obstétrica e testes para o diagnóstico de surdez em crianças até 12 anos de idade. Já as consultas realizadas serão nas especialidades de cardiologia, pré-natal de risco habitual, psiquiatria, ginecologia e mastologia. 

Além disso, haverá atendimento nas áreas de fisioterapia geral e pélvica, fonoaudiologia, serviço social, psicologia e atividades educativas na sala de espera ambulatorial, conduzidas por educador físico da Maternidade, com foco em promoção da saúde, mobilidade e orientações para o autocuidado.

Os agendamentos estão abertos e podem ser feitos de modo presencial na sede da MCO-UFBA/Ebserh, no bairro de Nazaré, ou pelos seguintes telefones: para ultrassonografia e consulta especializada (71 3283-9269); laboratório e mamografia (71 3283-9306). Presencialmente, o agendamento pode ser feito entre 8h e 18h, de segunda-feira a sexta-feira, portando documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e requisição do exame e/ou consulta. 

Atendimento turbinado

Segundo o chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Thiago Nascimento, a ação representa um esforço concentrado fora da rotina regular da unidade. “O volume previsto de atendimentos significa um incremento de mais de 10% em relação à média mensal de consultas e exames realizados, reforçando o compromisso institucional com a ampliação do acesso e a resposta qualificada à demanda reprimida”, afirmou.

Para garantir o pleno funcionamento da ação, serão mobilizados mais de 30 profissionais da saúde, entre médicos(as), enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogas(os), assistentes sociais, profissionais de laboratório, educadores físicos e equipes de suporte, assegurando qualidade, segurança e acolhimento aos usuários. “Representa um espaço de prática integrada para equipes multidisciplinares e residentes, reafirmando o papel do hospital universitário como espaço de ensino, pesquisa e assistência”, pontuou Thiago Nascimento.

Ebserh em Ação: Mais Especialistas

É uma iniciativa da estatal com o apoio do Ministério da Saúde (MS) nos mesmos moldes do projeto ocorrido no fim do ano passado, quando realizou quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames visando reduzir o tempo de espera da população por procedimentos assistenciais no Sistema Único de Saúde (SUS). A edição atual está alinhada ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) do Ministério da Saúde e tem como meta aumentar em 40% o número de atendimentos até dezembro. 

“Ao concentrar atendimentos em um único dia, a ação permite acelerar o fluxo de pacientes que aguardam na regulação, com foco em especialidades de alta demanda e impacto assistencial, como ginecologia, mastologia, cardiologia, psiquiatria e exames de imagem. Além da ampliação do acesso, o Ebserh em Ação otimiza o uso da estrutura hospitalar em um dia não habitual, sem impactar a rotina assistencial regular”, afirmou o chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Thiago Nascimento.