Saúde

ULTIMAS HORAS: BANHO DE MULTIDÃO E DERRAME, DIZ CORRIERE DELLA SERA

Papa acordou às 6h, sentiu-se mal às 7hs e derrame o matou às 7h30min
Tasso Franco , Salvador | 21/04/2025 às 11:27
Ontem o papa já respirava com extrema dificuldade
Foto: vATICAN nEWS
  O sofrimento comovente da despedida do Papa Francisco permanecerá para sempre nas imagens de sua última bênção. A respiração forçada. O gesto arrancado de uma fraqueza evidente. A voz trêmula. O longo banho de multidão. Mas então? O que aconteceu?

   Segundo o jornal italiano Corriere Della Sera "fontes do Vaticano confirmam que o Papa acordou às seis e estava razoavelmente bem. Aos 7 anos ele se sentiu mal. Meia hora depois, exatamente às 7h35, a morte foi relatada. Agora há confirmação de que foi um derrame que ocorreu no contexto de um problema cardíaco grave".

Seu corpo já estava debilitado por infecções respiratórias que causaram sua internação na Policlínica Gemelli. As três crises lançaram dúvidas sobre a possibilidade de recuperação e correram naqueles dias rumores de que, assim que as condições melhorassem um pouco, o Papa Francisco seria levado de volta à Casa Santa Marta para enfrentar no Vaticano a possibilidade de que o desfecho de sua doença fosse fatal para o Papa de grande coração.

Convalescença com ventilação assistida havia sido prescrita, os profissionais de saúde recomendaram isolamento. Mas o Pontífice sempre disse que não passaria esse período afastado de seus compromissos. E assim foi: houve a surpresa de Bergoglio entre os fiéis, as conversas não negadas ao rei Charles e, há apenas um dia, no domingo, o encontro com o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance. E então o último banho de multidão: as saudações, as bênçãos, os olhares e sorrisos para as crianças.

AVC: a doença pode ser prevenida? Como reconhecer imediatamente os sintomas e o que fazer. Tratamento e reabilitação

por Maria Giovanna Faiella

Identificar os sinais de alerta de um derrame o mais cedo possível pode reduzir danos e salvar vidas. O 118 (ou 112, se ativo) deve ser chamado imediatamente: o paciente deve ser levado ao hospital onde as melhores terapias estão disponíveis (como tratamento trombolítico intravenoso). Na Itália, deveria haver 300 Unidades de AVC (Centros especializados no tratamento de AVC), mas, de acordo com dados do ALICe Italia, faltam 80, especialmente no Sul. Diferenças entre acidentes vasculares cerebrais isquêmicos, hemorrágicos e AIT.

O AVC pode ser prevenido em cerca de 80% dos casos

Um derrame acontece de repente e, em poucos minutos, muda a vida das pessoas afetadas e de seus entes queridos. Esta doença cerebrovascular aguda é de fato a primeira causa de incapacidade em adultos, a terceira de morte e a segunda de demência. Mas os derrames podem ser prevenidos em cerca de 80% dos casos e é essencial reconhecer os sintomas para pedir ajuda imediatamente, reduzir os danos e salvar a vida. «A informação correta para a população - sublinha o professor Danilo Toni, diretor da Unidade de Tratamento Neurovascular do Policlínico Umberto I de Roma e presidente do Comitê Técnico-Científico da ALICe Italia (Associação para a luta contra o acidente vascular cerebral) - desempenha um papel fundamental na promoção da conscientização sobre a importância de um estilo de vida correto para a prevenção desta doença e a redução de suas consequências.

La sofferenza, commovente, dell’addio di Papa Francesco resterà per sempre nelle immagini dell’ultima benedizione. Il respiro tirato a forza. Il gesto strappato a una debolezza evidente. La voce tremante. Il lungo bagno di folla. Ma poi? Che cosa è accaduto?

EM ITALIANO 

Fonti vaticane confermano che il papa si è svegliato alle sei e stava discretamente. Alle 7 ha avuto un malore. Mezz'ora dopo, esattamente alle  7,35 è stato comunicato il decesso. Ora c'è la conferma che è stato un ictus sopravvenuto nell'ambito di un grave problema cardiocircolatorio.

Il fisico era già provato dalle infezioni respiratorie che ne avevano causato il ricovero al Policlinico Gemelli. Le tre crisi avevano messo in dubbio la possibilità di ripresa e le voci diffuse in quei giorni che non appena le condizioni fossero un po’ migliorate Papa Francesco sarebbe stato riportato in Casa Santa Marta per affrontare in Vaticano la possibilità che l’esito della sua malattia fosse fatale al Papa dal cuore grande.