Saúde

DEPRESSÃO E ANSIEDADE AFETAM PESSOAS COM DOENÇAS REUMÁTICAS

Pessoas com doenças reumáticas enfrentam um impacto significativo na qualidade de vida
Ana Carolini Lima , Salvador | 12/09/2024 às 14:04
Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg
Foto: Divulgação

No Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, levantam-se pautas importantes como doenças psicológicas, também conhecidas como transtornos mentais. Mas poucas pessoas sabem que esses tipos de doenças podem ter ligação também com doenças reumáticas.


Doenças reumáticas englobam diversas condições que afetam o sistema musculoesquelético, incluindo ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos.

Sintomas de ansiosos e depressivos como mudanças de humor, estresse, incerteza em relação ao futuro, fadiga e medo são comuns na vida de pessoas com doenças reumáticas. “O efeito da ansiedade em pessoas com artrite reumatoide, fibromialgia e outras doenças podem prejudicar a qualidade de vida e até mesmo na evolução do tratamento”, diz a médica reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg. “O distanciamento da sociedade e de atividades físicas faz com que as pessoas convivam com dores que podem parecer mais intensas e os sintomas físicos mais aflorados, gerando mais dificuldade nas atividades do dia a dia”, ressalta.


É de extrema importância se atentar aos aspectos físicos da doença, mas é preciso cuidar das relações emocionais envolvidas. O reumatologista deve encaminhar a pessoa a um profissional de saúde mental para realizar o suporte e acompanhamento.


“A ajuda e incentivo de familiares e amigos são fundamentais, porém muitos querem ser independentes e não querem receber ajuda, sendo assim o espaço da pessoa deve ser respeitado, mas sempre com um acompanhamento adequado”, finaliza Schainberg que ressalta que a depressão e ansiedade causam a redução de qualidade de vida.


Sobre a Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg


Com uma ampla experiência na área da saúde, Dra. Cláudia é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez também especialização em Reumatologia no Canadá e Estados Unidos.

A Dra. Cláudia declara a importância sobre assuntos sociais relacionados à saúde, bem-estar, qualidade de vida, autocuidado e humanismo. Atualmente exerce atividades de ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde chefia o Laboratório de Imunologia Celular do LIM-17 e o Ambulatório de Artrites da Infância.


Também faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Alemão Oswaldo Cruz. Já no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua nos Ambulatórios de Osteoartrite, Gota e Espondiloartrites.