Secretária Roberta Santana esteve hoje em Teixeirinha vistoriando a montagem dos equipamentos (Com informações da SESAB)
Tasso Franco , Salvador |
30/04/2024 às 15:23
Equipamentos estão sendo instalados
Foto: SESAB
A contagem regressiva para a inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já começou, e os detalhes da operação que se inicia agora em maio revelam um panorama promissor para o extremo sul baiano. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, inspecionou a unidade nesta terça-feira (30) para conferir de perto a montagem de equipamentos, os ajustes nos sistemas e os retoques finais da obra.
Com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica, o HECB foi projetado como referência para os 21 municípios da região, beneficiando mais de 800 mil habitantes. O hospital dispõe de um avançado centro de bioimagem equipado com ressonância magnética e tomografia computadorizada, assim como ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Completam a estrutura sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica, consolidando a unidade como a maior do extremo sul da Bahia.
De acordo com a secretária, “o hospital contará com um perfil assistencial diversificado, oferecendo especialidades que vão desde clínica geral, passando pela pediatria, ortopedia, cardiologia, angiologia, urologia, mastologia, cirurgia torácica, oncologia até a neurocirurgia, suprindo diversas carências da região”. Com isso, milhares de pessoas terão acesso a cuidados especializados sem a necessidade de se deslocarem para outras cidades.
A unidade de alta complexidade terá o acesso de pacientes 100% referenciado pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, bem como pelo SAMU Regional.
“Este é um investimento estadual que alcança R$ 200 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário, demonstrando o compromisso do governador Jerônimo em ampliar e regionalizar a assistência à saúde”, afirma a secretária Roberta Santana.
Mais assistência
A unidade oferecerá um amplo espectro de serviços oncológicos, incluindo avaliações e exames para diagnóstico diferencial e definitivo de câncer. Além disso, a unidade ofertará consultas, tratamentos cirúrgicos especializados e quimioterapia.
O atendimento é composto por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, incluindo oncologistas, dermatologistas, ginecologistas, mastologistas, urologistas, cirurgiões gerais, coloproctologistas, e especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço. Complementando esse atendimento, haverá uma central especializada em Terapia Anti-Neoplásica para administrar tratamentos de quimioterapia.
O superintendente de Atenção Integral à Saúde, Karlos Figueiredo, explica que os pacientes poderão acessar esses serviços através do Sistema Lista Única da Secretaria da Saúde do Estado, cuja solicitação é feita pelas secretarias municipais. “A oncologia será uma das áreas mais importantes, possibilitando atender até 900 novos casos por ano com tratamentos e cirurgias, além de cuidados paliativos”, afirma o superintendente.