Saúde

INAUGURADA NOVA SEDE DO CAPS DA GREGÓRIO DE MATOS, PELOURINHO


A unidade é especializada no acompanhamento de pessoas que enfrentam problemas decorrentes do uso prejudicial de álcool, crack e outras drogas, assim como aqueles com comorbidades psíquicas associadas
Da Redação , Salvador | 15/02/2024 às 12:30
CAPS Pelourinho
Foto: Mateus Pereira

Na manhã desta quinta-feira (15), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gregório de Matos, situada na Rua Frei Vicente, no Pelourinho, em Salvador. A unidade funcionava, anteriormente, em uma estrutura menor, e, agora, passa a capacidade de atendimento ampliada em 68%, garantindo assistência para cerca de 840 pacientes por mês e proporcionando maior conforto aos funcionários e pacientes.

O novo equipamento contou com um investimento de R$ 2,8 milhões, entre obras físicas, equipamentos e manutenção dos serviços. No local, os pacientes de 54 localidades de Salvador que fazem parte do Distrito de Saúde do Centro Histórico encontram acolhimento inicial, atendimento individual, atendimento em grupo, atendimento para familiar, atendimento domiciliar, atendimento à crise, além de ações de reabilitação psicossocial, práticas corporais, matriciamento e ações de reabilitação psicossocial.

A unidade é especializada no acompanhamento de pessoas que enfrentam problemas decorrentes do uso prejudicial de álcool, crack e outras drogas, assim como aqueles com comorbidades psíquicas associadas, incluindo adultos, adolescentes e crianças de ambos os sexos. O serviço prioriza o atendimento a gestantes, crianças, adolescentes e idosos que fazem uso prejudicial de drogas.

Maria Rita Gonçalves, mãe de um paciente, ressaltou a importância do Caps para aqueles que necessitam de atendimento: “para nós, familiares, esse lugar é essencial. É um local onde as pessoas podem encontrar o suporte necessário para lidar com os desafios relacionados à saúde mental. A reforma e adequação deste espaço são muito significativas para aqueles que dependem desse serviço".

A equipe do Caps é composta por 29 profissionais, entre agentes sociais, psicólogos, educadores, enfermeiros, profissionais de educação física, diretores de serviços de saúde, analista de informação em saúde, médicos clínico e psiquiatra, técnico de enfermagem e assistente social. O horário de funcionamento da unidade é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.