Saúde

CAM VAI OFERECER TREZENTAS MAMOGRAFIAS GRATUITAS PARA PACIENTES

As mamografias podem seragendadas no último sábado de fevereiro através do telefone (71) 3512-8600, para realização em março
Carolina Campos , Salvador | 15/02/2024 às 15:26
CAM vai oferecer trezentas mamografias gratuitas para pacientes de 40 a 70 anos
Foto: Freepik

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a CAM vai oferecer trezentas mamografias gratuitas para pacientes de 40 a 70 anos. Idealizada pela mastologista Carolina Argolo, a ação é fruto de uma parceria da CAM com a rede de postos Shell, através da campanha “Meu Combustível Salva”, realizada pelo terceiro ano consecutivo. “O nosso objetivo é aumentar o acesso de pacientes ao exame de rastreamento, conscientizar a população sobre a importância da prevenção e contribuir para o combate ao câncer de mama”, afirma a médica Carolina Argolo, da CAM.  Ao todo, a clínica está disponibilizando duas mil mamografias gratuitas, distribuídas para marcação e realização ao longo de dez meses.

 

No Brasil, a falta de acesso ao exame de mamografia, considerado a forma mais eficaz de diagnóstico precoce do câncer de mama, é uma das principais causas das altas taxas de tumores mamários diagnosticados em estágio avançado. “O exame de mamografia salva vidas, pois é capaz de identificar nódulos muito pequenos, quando eles ainda não são palpáveis”, revela Carolina Argolo. A especialista lembra que o diagnóstico em fase inicial aumenta a chance de cura em mais de 90% e faz toda diferença para o sucesso do tratamento.

 

Podem se inscrever para a realização do exame gratuito pacientes com idade de 40 a 70 anos, que tenham realizado mamografia há um ano ou mais (ou nunca tenham realizado o exame) e que sejam usuárias do SUS. Os exames serão feitos das unidades da clínica em Salvador (Itaigara e Canela) e Lauro de Freitas. Em casos de exames com resultados suspeitos, as pacientes serão encaminhadas para diagnóstico final (biópsia) e tratamento no Hospital Aristides Maltez. O agendamento deve ser feito no último sábado de fevereiro através do telefone (71) 3512-8600.

 

“Mais de 40% das mulheres diagnosticadas com câncer da mama no Brasil têm menos de 50 anos”, afirma a médica da CAM, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Bahia. O início do rastreamento aos 40 anos reduz em 25% a mortalidade em 10 anos por câncer de mama, de acordo com consenso da Sociedade Brasileira de Mastologia, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

 

Campanha Meu Combustível Salva

 

Através da campanha intitulada “Meu Combustível Salva”, todas as pessoas que abasteceram com gasolina V Power via aplicativo Shell Box, durante o mês de outubro passado, na Bahia e em Sergipe, além de terem recebido um desconto de R$ 0,20 centavos por litro, colaboraram automaticamente com a doação de mamografias. A realização da campanha, realizada em homenagem ao Outubro Rosa, arrecada valores que são convertidos em mamografias.

 

Sobre a Oncoclínicas&Co

 

 

A Oncoclínicas&Co. - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

 

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 615 mil tratamentos nos últimos 12 meses. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer.

 

  Para mais informações, acesse http://www.grupooncoclinicas.com