A cirurgia robótica tem se destacado como uma inovação revolucionária na área da ortopedia, oferecendo uma abordagem altamente precisa e personalizada, principalmente para a colocação de próteses.
A técnica tem se mostrado uma opção promissora para pacientes que enfrentam problemas nas articulações do joelho e quadril, incluindo aqueles que sofrem de artrose, uma forma comum de degeneração das articulações do joelho que causa dor intensa e limitação de movimento, afetando significativamente a qualidade de vida.
Trata-se da doença bastante prevalente na população mundial. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% das pessoas com mais de 65 anos de idade são acometidas pela doença. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são 15 milhões de pessoas.
A cirurgia de prótese de joelho é frequentemente necessária para aliviar esses sintomas e restaurar a mobilidade de pacientes com artrose.
Tradicionalmente, essas cirurgias eram realizadas com técnicas e guias manuais, que exigem uma grande experiência e familiaridade com os instrumentos por parte dos cirurgiões a fim de colocar a prótese no posicionamento correto.
O bom posicionamento da prótese é um fator importante para maior durabilidade da cirurgia, menor risco de solturas, melhor função da nova articulação do paciente e melhora da dor no pós-operatório.
“A chegada da cirurgia robótica trouxe uma grande evolução nesse campo, oferecendo uma maior precisão no posicionamento da prótese e consequentemente melhora dos resultados a curto e longo prazo para os pacientes com artrose tratados com a cirurgia de artroplastia do joelho (prótese do joelho) com o auxílio de um braço robótico”, explica Dr. Guilherme Gracitelli, ortopedista e cirurgião de joelho do Hospital São Luiz Itaim.
De acordo com o especialista, a cirurgia robótica na ortopedia também é uma importante aliada em casos mais complexos que necessitem de prótese de joelho como exemplo nas grandes deformidades, pacientes com cirurgias anteriores e fraturas do membro a ser operado.
Entre os principais benefícios da técnica estão:
1. Precisão aprimorada: A cirurgia robótica utiliza sistemas avançados de navegação e imagem que permitem ao cirurgião realizar procedimentos com um nível de precisão inigualável.
“Isso é particularmente valioso para pacientes com artrose, pois a cirurgia precisa é fundamental para obter os melhores resultados. Nesta técnica, o posicionamento da prótese é auxiliado pelo robô, mas a cirurgia é realizada pelo cirurgião e sua equipe”, explica o médico do São Luiz Itaim.
2. Planejamento cirúrgico detalhado: Cada joelho afetado pela artrose é único, e a cirurgia robótica permite um planejamento cirúrgico detalhado no pré e no intraoperatório, com imagens radiográficas e de tomografia a fim de ocorrer a personalização do procedimento de acordo com a anatomia específica do paciente.
“Isso significa que o médico tem maior compreensão da anatomia prévia do paciente e a prótese pode ser colocada de forma mais precisa”, destaca Dr. Guilherme Gracitelli.
3. Recuperação mais rápida: Com a cirurgia robótica, a soltura dos ligamentos e balanceamentos necessários na cirurgia é minimizada e os pacientes com artrose geralmente têm uma recuperação mais rápida e menos dor pós-operatória.
4. Bons resultados em longo prazo: Os benefícios da cirurgia robótica se estendem ao longo do tempo, pois os pacientes com artrose tendem a experimentar boa durabilidade das próteses e melhora expressiva da qualidade de vida.
A técnica, relativamente nova, exige infraestrutura e equipe qualificada para operacionalização do robô. Para realizar esse tipo de cirurgia, o médico precisa ser certificado pelas fabricantes dos robôs, passando por treinamentos teóricos e práticos, até estar habilitado para usar essa tecnologia nos pacientes.
Na zona Sul de São Paulo, o Hospital São Luiz Itaim oferece esse serviço. A unidade da Rede D’Or conta com o robô ROSA® Knee System (zimmer), para implante de prótese de joelho, além de toda a estrutura de retaguarda necessária para realização dos procedimentos, com equipe altamente capacitada e especializada.
“A cirurgia robótica de prótese de joelho representa uma grande evolução na ortopedia, oferecendo uma abordagem altamente precisa e personalizada, com diversos benefícios aos pacientes. É um assunto pouco explorado, por isso é tão importante disseminar informações sobre essa opção de tratamento para os pacientes”, finaliza o ortopedista e cirurgião de joelho.