Saúde

APÓS CASO DE ÓBITOS POR MENINGITE NO NE, PROCURA POR VACINA AUMENTA

Após caso de óbitos por meningite no Nordeste, clínica de vacinação revela alta procura pela vacina na região
AMB Com , Salvador | 11/09/2023 às 14:14
Vacina
Foto: Divulgação

"A grave doença é uma infecção que pode atingir pessoas de todas as idades, com maior risco de contágio entre crianças menores de 5 anos"


A região Nordeste está em estado de alerta para a meningite após óbitos confirmados pela doença em vários Estados, o que tem movimentado a população em busca do imunizante contra a doença. 


A meningite é uma grave infecção que acomete as meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal) e pode deixar sequelas e até mesmo levar a óbito. “Existem 3 tipos de meningite, a fúngica que é rara, a viral, que é menos grave e a bacteriana, que tem uma alta letalidade e grandes chances de complicações durante a evolução da doença”, revela Thais Farias, sócia diretora da AMO Vacinas.


A meningite bacteriana é transmitida pelo contato direto com alguém que esteja infectado, seja por saliva ou secreções respiratórias, como tosses e espirros. Seus sintomas iniciais podem ser, facilmente, confundidos com um resfriado, porém, com o decorrer dos dias não há melhoras e outros sintomas, como os neurológicos começam a surgir. Nessa etapa, tremedeira, dores de cabeça e rigidez na nuca, além de confusão mental também podem aparecer.


A boa notícia é que existe vacina para esse tipo de meningite, considerada a mais letal. A AMO vacinas, clínica especializada em tornar o momento da vacinação o mais confortável possível, possui em suas clínicas  imunizantes que podem ser aplicados em crianças a partir de 3 meses, adultos e os idosos, especificamente, por recomendação médica.


No SUS, infelizmente, a vacina meningocócica conjugada ACWY, só está disponível para crianças de 11 e 12 anos. Entretanto, a vacina é recomendada para crianças, principalmente, as menores de 5 anos, que são as mais propensas a contrair a doença, adolescentes, adultos e idosos, com destaque aos viajantes com destino às regiões onde há risco da doença.


Já na rede particular, os imunizantes que protegem contra os sorogrupos A, C, W, Y e B são facilmente encontrados e podem ser aplicados a partir dos 3 meses.


Thais ressalta que para bebês é importante iniciar o ciclo vacinal aos 3 meses, com reforço aos 12 meses, 5 anos, 11 anos e 16 anos. Já para  nunca vacinados após os 16 anos, a recomendação é de uma dose. 


Vale lembrar que também é importante se vacinar com a Meningocócica B, que protege contra meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo do sorogrupo B. Ela também possui um esquema vacinal próprio e que não interfere na aplicação da ACWY.


Para bebês até 6 meses, a 1ª dose deve ser aplicada aos 3 meses de vida,  a 2ª dose aos 5 meses e um reforço entre 12 e 15 meses (intervalo mínimo de 6 meses). Se a vacinação for feita entre 6 e 11 meses, são necessárias três doses, as duas primeiras com intervalo de 2 meses e a última a partir de 12 meses (desde que respeite 6 meses de intervalo da segunda dose).


Se os familiares optarem por aplicar a vacina durante o 1º ano de vida, são aplicadas duas doses com intervalo de 2 meses e um reforço 1 ano após a segunda dose. Para crianças a partir de 2 anos e adultos até 50 anos, são duas doses com intervalo de 1 mês entre elas.


A AMO oferece ambas vacinas em suas unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, cada dose da Meningocócica conjugada ACWY sai por R$420,00, já a dose da Meningocócica B é vendida por R$ 650,00. 


“Crianças menores de 5 anos estão na faixa etária de maior risco e, entre elas, o risco é ainda maior para bebês de 3 a 11 meses, portanto, quanto antes a família iniciar o ciclo vacinal contra todos os tipos de meningite, melhor ”, finaliza Thais.


Para mais informações acesse:

Site: https://amovacinas.com.br/

Instagram: @amovacinasoficial