Saúde

PREFEITURA LEVA AÇÕES DE PREVENÇÃO E MÓDULO DE SAÚDE PARA PARADA LGBT+

A estrutura funcionará na Praça do Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves (TCA), das 10 às 18hs
Secom Salvador , Salvador | 10/09/2023 às 08:17
A estrutura funcionará na Praça do Campo Grande, em frente ao TCA
Foto: Ascom SMS

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), leva pela primeira vez um módulo de saúde para atendimento ao público durante a Parada LGBT+ de Salvador, que acontece neste domingo (10). A estrutura funcionará na Praça do Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves (TCA), das 10 às 18hs.

 

Além de atendimentos urgentes e emergentes, o espaço terá o serviço “Fique Sabendo”, com testagens gratuitas na hora para HIV e sífilis, autotestes para detecção do HIV; emissão de cartão SUS com nome social, distribuição de insumos para prevenção combinada, preservativos, dentre outros.

 

O teste rápido ocorrerá por punção digital e o resultado será dado após 20 minutos. Os indivíduos com resultado positivo já sairão encaminhados para tratamentos nos serviços de referência, e aqueles com resultado positivo para sífilis já poderão iniciar imediatamente o tratamento. Aqueles com resultado negativo para o HIV e com interesse na PrEP, profilaxia pré-exposição ao HIV, também poderão já sair com sua consulta agendada para iniciar a PrEP.

 

Além disso, em estandes ao lado do módulo, acontecerão ações e atividades educativas e artísticas em saúde, em parceria com algumas ONGs e instituições, a exemplo do Bonde Universitário da UFBA, e o Rolê da Prevenção, do Motirô-BA.

 

“Vale ressaltar a importância da realização da testagem como forma de prevenção e cuidado em saúde, uma vez que quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhores serão as condições de tratamento e resposta. Além disso, contaremos com diversas ações educativas e, esse ano, como um reconhecimento da importância e magnitude da Parada LGBT+ da Bahia, pela primeira vez estamos com atendimento de saúde durante o evento, nos moldes dos módulos do carnaval e demais festas populares com grande público, ampliando e fortalecendo o cuidado com toda nossa população”, destaca Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.