Saúde

PREFEITURA INAUGURA AMBULATÓRIO MUNICIPAL ESPECIALIZADO EM SAÚDE LGBT+

A inauguração nesta sexta-feira (1)
SMS ASCOM , Salvador | 01/09/2023 às 11:05
Prefeitura inaugura I Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+ nesta sexta-feira (1)
Foto: Divulgação

Com o propósito de avançar na atenção à saúde integral das pessoas LGBT+, compreendendo o impacto da discriminação e do preconceito cotidiano no contexto de vida e saúde dessa população, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugura nesta sexta-feira (01), às 08hs, o I Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, anexo do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.

 

Na ocasião, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos irá detalhar a estratégia e apresentar o novo equipamento para a sociedade soteropolitana, autoridades municipais e estaduais, parceiros/as, representantes LGBT+ e imprensa. A criação do ambulatório representa mais um passo importante na implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, na capital baiana.

 

“Essa iniciativa pioneira reuniu esforços conjuntos da gestão para reafirmar o compromisso da PMS no cumprimento do Plano Municipal de Políticas e Direitos Humanos da população LGBT+, no Programa de Combate a LGBTfobia Institucional, assegurando um cuidado especializado, com acolhimento incondicional às vidas. Sem dúvidas, trata-se de uma iniciativa histórica necessária”, destacou Ana Paula Matos.

 

O ambulatório ofertará cuidado especializado em saúde nos seguintes eixos: Cuidado integral a pessoas trans e travestis, incluindo oferta de hormonização e acompanhamento das alterações corporais; Atenção aos casos de sofrimento mental moderado; Oferta de insumos de prevenção combinada ao HIV, incluindo a Profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP); Detecção precoce do câncer de colo do útero e mama.

 

Acesso - Para acessar o serviço, o(a) usuário(a) deve ser pessoa lésbica, gay, bissexual, pansexual, assexual, travesti, mulher trans, homem trans e pessoa não-binária, ter idade maior ou igual a 18 anos, ser moradora da cidade de Salvador e apresentar demandas de cuidado especializado. O novo serviço está localizado no anexo do Multicentro de Saúde Carlos Gomes e funcionará de segunda a sexta-feira, das 08 às 17hs. Os(as) pacientes podem procurar o serviço de maneira espontânea ou referenciados por outros serviços de saúde e serviços de assistência social e deve comparecer portando os seguintes documentos: Cartão do SUS, CPF, Documento de identificação com foto; e Ficha de referência/contra referência padronizado pelo SUS, quando referenciada.

 

Serviços: - O ambulatório funcionará com equipe multidisciplinar, oferecendo consulta com assistente social, enfermeira, farmacêutica, médica generalista, médico psiquiatra e psicologia. Entre as ofertas, destacam-se consultas médicas especializadas; consulta multiprofissional com psicólogos, enfermeiras e farmacêutica; atendimento de serviço social; dispensação e administração de hormônios; oferta de PrEP e testagem para HIV e outras ISTs; oferta de preservativos internos e externos, gel lubrificantes e ducha higiênica anal; coleta de exames laboratoriais e exame citopatológico do colo de útero; grupos psicoterapêuticos; atividades de educação em saúde e educação permanente; impressão de cartão SUS com nome social; encaminhamento de pessoas assistidas para outros pontos de atenção da rede.