Saúde

SAÚDE CHAMA ATENÇÃO PARA O DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

Saúde chama atenção para o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado nesta quarta (7)
SMS Ascom , Salvador | 07/06/2023 às 18:42
Saúde chama atenção para o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado nesta quarta (7)
Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado em todo o mundo neste 7 de junho, para inspirar ações voltadas a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) com o objetivo de encorajar produtores e consumidores a adotar padrões de segurança ao longo da cadeia produtiva de alimentos, reduzindo os riscos de transmissão de doenças. Neste ano, o tema escolhido para marcar a data é “Padrões alimentares: salvam vidas”.


Com o objetivo de chamar atenção para o tema, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária (VISA), entendendo a relevância do conhecimento para prevenção das Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA’S), programou ações de educação em saúde em todo mês de junho. Nos dias, 5 e 6 de junho, quarenta e três (43) comerciantes do Mercado do Rio Vermelho – Ceasinha foram qualificados através do curso de Boas Práticas para comercialização de alimentos típicos do São João. Esta capacitação reforçou a importância da adoção dos protocolos higiênico sanitários que contribuem para redução da incidência de doenças transmitidas por alimentos, muitas vezes evitáveis. No local também foi montado um estande de orientações para regularização do licenciamento sanitário anual.

FAO e OMS desenvolvem materiais informativos sobre cuidados para a segurança dos alimentos

A FAO, em parceria com a OMS, realiza anualmente um Guia para o Dia Mundial de Segurança de Alimentos contendo algumas dicas e orientações sobre o tema. Um dos trechos do manual destaca que “todos os anos, 600 milhões de pessoas adoecem devido a cerca de 200 tipos diferentes de doenças transmitidas por alimentos. O fardo de tal doença recai mais pesadamente sobre os pobres e os jovens. Além disso, as doenças transmitidas por alimentos são responsáveis por 420.000 mortes evitáveis todos os anos”, diz o trecho.

Para ampliar a disseminação das informações, a SMS disponibiliza o material através do link: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/download/material-tecnico-dia-mundial-da-seguranca-de-alimentos-anvisa/.