Doenças como dengue, zika e chikungunya são provocadas pelos aedes aegypy
Tasso Franco , Salvador |
02/04/2023 às 19:26
Bairro da Barra passa por varredura
Foto: SMS
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, realizou uma operação especial na manhã deste domingo (2), no bairro da Barra, para fechar o cerco contra o Aedes aegypti. A intenção é reforçar a prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya nas imediações do show comemorativo pelo aniversário de Salvador, no Farol da Barra, às 19h40, que atrairá grande número de pessoas.
2. Os agentes de endemias realizaram, no entorno do espaço do evento, tratamento com uso de larvicida em bueiros para eliminar possíveis focos e uso de UBV costal para aplicação de inseticida intensificando o combate ao mosquito, bem como fiscalizaram possíveis depósitos de materiais inservíveis que podem ter acúmulo de água parada.
3. A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, destaca que os agentes de endemias estão empenhados em garantir a segurança e bem-estar dos soteropolitanos. “Nossos colaboradores estão mobilizados em qualquer dia da semana para garantir o combate às arboviroses. Ações como essa mostram que a Saúde tem o compromisso com a prevenção e segurança dos soteropolitanos em qualquer circunstância”, afirmou.
4. Salvador segue com a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (3), das 8h às 16h, em diversos postos espalhados pela cidade. Confira o público e locais abaixo:
5. (VACINA BIVALENTE) Acontece a aplicação da vacina bivalente para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente, bem como trabalhadores do sistema prisional, população privada de liberdades e adolescentes sob medidas socioeducativas.
6. A ampliação dos grupos prioritários ocorre de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde, podendo ser antecipada de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica. A vacinação dos quilombolas será feita nas ilhas, conforme planejamento local, e das pessoas institucionalizadas (abrigados e trabalhadores da saúde) será feita nas instituições da qual eles fazem parte.
7. As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de dois meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Ainda dentro deste público, quem já foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente, neste caso, respeitando o intervalo de quatro meses a partir da 3ª dose.
8. Documentação: Para ter acesso à bivalente, é necessário residir em Salvador e possuir o Cartão SUS habilitado para a capital baiana. A consulta pode ser feita no site www. saude. salvador. ba. gov. br/ servicos/ servicos-online/ reimpressao-de-cartao-sus/.
9. A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site www. saude. salvador. ba. gov. br/ servicos/ servicos-online/ vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde:
10. Gestantes: Segundo o informe técnico para a gestante não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a mulher afirme seu estado de gravidez.
11. Puérperas: Deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto).
12. Trabalhador da saúde: Deverá ser apresentado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde, seja através de crachá, contracheque ou a carteira do conselho ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.
13. Dando continuidade às estratégias de fortalecimento da cultura do cuidado e prevenção na gestão municipal, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugura nesta segunda-feira (3), a partir das 8h, a nova Upinha Barris - anexa à UPA Barris, localizada na Av. Vale dos Barris. O ato que marcará a abertura da operacionalização da unidade, que tem investimento de R$ 850 mil mensais, contará com a presença da vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.
14. Com atendimento 24 horas, durante todos os dias da semana, o equipamento de saúde vai acolher pacientes adultos com sintomas respiratórios e contará com consultórios médicos, de acolhimento e classificação de riscos, sala de coleta de exames e de testagem para a covid-19. Serão dez leitos de observação, dois leitos de sala vermelha e dez leitos de acomodação.
15. Ana Paula Matos ressalta que o novo equipamento reforça a cultura do cuidado e prevenção. "Estamos no outono, com chuvas mais frequentes, o que favorece o surgimento de problemas respiratórios pela oscilação de temperatura e pelo fato de as pessoas ficarem mais tempo confinadas em ambientes fechados. Estamos nos antecipando ao inverno, entregando este importante equipamento de acolhimento exclusivo desses pacientes", destaca Ana Paula.
16. A gestora reitera a importância dos soteropolitanos continuarem se vacinando contra a Covid-19 e agora também contra a gripe que já está disponível nos postos de saúde. "A vacinação se mostrou uma ferramenta eficaz contra a doença, reduzindo o número de casos, principalmente, os graves e óbitos relacionados ao vírus. Do ponto de vista assistencial, já nos antecipamos estrategicamente, tivemos a sensibilidade de garantir essa Upinha antevendo o inverno. Mas para evitarmos cenários de maior gravidade, complicações e sobrecarga da rede é fundamental que cada um faça a sua parte e se imunize por completo", destacou.
17. A Upinha Barris, unidade anexa à UPA 24 horas Vale dos Barris, será administrada pela Fundação José Silveira, que também gere a dos UPA Barris.
18. (LAURO DE FREITAS) A Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), inicia nesta segunda (03), a campanha de vacinação contra a Influenza. O atendimento será realizado nas Unidades de Saúde da Família (USFs), das 08h às 16h. O público-alvo são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes e puérperas, grupos com comorbidades, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, integrantes das forças armadas, forças de segurança e salvamento. A campanha segue até o dia 31 de maio.
19. A vacinação contra o vírus da gripe possibilita a prevenção e o surgimento de complicações decorrentes da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, pode ser aplicada, conjuntamente, com o imunizante contra COVID-19, sem qualquer restrição.
20. O secretário de saúde, Augusto César Pereira, destaca a importância da população comparecer às unidades e garantir a imunização, minimizando a proliferação da doença e reduzindo os sintomas que, muitas vezes, são confundidos com a COVID-19. " Mais uma vez estamos empenhados em campanhas que cuidam da saúde da população. Nossas equipes estarão de prontidão para atender a todos. As vacinas são as formas mais eficazes para prevenir doenças. Esperamos que todos os públicos convocados compareçam, para que se cuidem e se protejam", disse.