Saúde

FILHOS DE AMBULANTES RECEBEM ATENDIMENTO DE SAÚDE NO CARNAVAL

A inciativa permite que os profissionais consigam trabalhar dignamente durante a maratona momesca sem que eles se preocupem com quem os pequenos vão ficar
Secom Salvador , Salvador | 19/02/2023 às 13:19
Filhos de vendedores ambulantes recebem atendimento de saúde durante o Carnaval 
Foto: Ascom SMS

Para garantir que papais e mamães ganhem uma renda extra no Carnaval de Salvador, foi montado um esquema especial de acolhimento aos filhos dos vendedores ambulantes cadastrados na Prefeitura. Trata-se dos Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac), iniciativa da Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) que conta com o apoio assistencial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).  

 

Neste sábado (18), a vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, visitou as instalações do Caac do Garcia. No local, os pequenos também podem contar com atendimento médico. “O Carnaval era aguardado com muita expectativa pelos soteropolitanos. A alegria é a marca do nosso povo e a identidade desta festa que, só estará completa, se pudermos garantir acesso à saúde, segurança e apoio às pessoas que estão nos bastidores da folia. Os ambulantes são a essência do Carnaval”, destacou a gestora. 

 

Ana Paula acrescentou que a inciativa de montar estruturas para atender os filhos dos ambulantes permite que os profissionais consigam trabalhar dignamente durante a maratona momesca, sem que eles se preocupem com quem os pequenos vão ficar ou em ter que deixá-los expostos nas ruas. 

 

A titular da SMS também aproveitou a ocasião para acompanhar de perto todas as atividades desenvolvidas nos centros, e ainda participou de dinâmicas educativas dedicadas aos pequenos e de palestra realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da SMS, sobre combate a leptospirose (doença transmitida pela urina do rato) e arboviroses. “Estou com o coração aquecido. Os papais e mamães estão podendo trabalhar com tranquilidade, enquanto seus filhos estão sendo cuidados, alimentados e educados em um ambiente seguro e preparado com muito amor”, afirmou. 

 

Durante os dias de festa, além do atendimento médico, a criançada também participa de ações de escovação e prevenção à saúde bucal, dentre outras atividades educativas. 

 

Estruturas – Os Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac) foram montados em unidades escolares do município que estão situadas em pontos estratégicos dos circuitos. Os espaços funcionam 24h e contam com estrutura de dormitório, refeitório, brinquedoteca, sala de leitura e de TV. São cerca de 500 vagas disponíveis, além de cinco refeições diárias. O prazo para retirada das crianças assistidas nos locais será até as 10h da Quarta de Cinzas (22). 

 

Para atender o circuito Osmar (Campo Grande/ Centro), há três sedes do Caac. Uma delas está situada na Escola Ruy de Lima Maltez - Ladeira dos Galés, 10, Brotas. A estrutura tem capacidade de atender 70 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. Um segundo espaço está na Escola Municipal Paroquial de Santana - Ladeira de Santana, n° 1, Nazaré, e possui capacidade para atender 70 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. 

 

Por fim, há mais um Caac na Escola Municipal Hildete Lomanto - Rua Prediliano Pitta, 1, Garcia. O local atende até 120 crianças e adolescentes, com idade entre 0 a 17 anos 

 

Já para atender o circuito Dodô (Barra/ Ondina), os Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac) foram montados na Escola Municipal Casa da Amizade - Rua Quintino de Carvalho, em Ondina, e na Escola Oswaldo Cruz - Rua do Meio, 13, Rio Vermelho. Cada espaço recebe 120 crianças e adolescentes, com idade entre 0 a 17 anos. 

 

Mais informações podem ser obtidas através do Alô Caac, por meio dos números (71) 99614-6187/ 3202-7320.