Saúde

A APARÊNCIA DE MADONNA DESPERTA DISCUSSÕES, por ANDREA LADISLAU

Psicanalista alerta sobre perseguição desenfreada pela beleza e jovialidade
Andréa Ladislau , Salvador | 13/02/2023 às 19:23
Dra. Andréa Ladislau / Psicanalista
Foto: Divulgação

A Internet entrou em alvoroço na última cerimônia anual do Grammy. Mas não foram as belas composições e as melhores gravações dos artistas que chamaram a atenção do público.

 

A vedete da noite foi a aparência atual da cantora Madonna que, no auge de seus 64 anos, estava com o rosto bastante inchado, denunciando a manipulação excessiva de procedimentos estéticos.

 

Essa exposição da diva do pop, gerou debates sobre o envelhecimento natural. Onde foram parar os nossos rostos reais? As olheiras marcadas? As manchas na pele causadas pela acne acentuada? E as imperfeições naturais provocadas pelos sinais da idade e as rugas características, que os filtros e procedimentos estéticos insistem em esconder?

 

Sem dúvida, a resposta está na maximização do belo e perfeito, propagada pelas mídias e na perseguição desenfreada, por uma imagem que renegue sua aparência, sua idade real, dentro de uma falsa realidade, promovida pelo medo de envelhecer e o excesso de realizações de procedimentos estéticos faciais. 

 

Esse gerenciamento do envelhecimento, deve ser sempre criterioso respeitando as indicações e limites de cada rosto, de cada corpo, pois não existe um padrão pronto e a naturalidade deve ser mantida. Uma vez que, os exageros não são sinônimos de beleza.

 

E se o envelhecer causa desconforto, é preciso buscar ajuda para elevar a autoestima e valorizar o que se tem de melhor.

 

Todos nós temos medo de envelhecer, o que devemos saber é como envelhecer. Porém, envelhecer é um processo que envolve muito mais do que simplesmente mudanças físicas.

 

A autoestima também é uma questão importante. Não importa a idade, a autoestima está sempre ligada à validação. Todas as pessoas desejam, e precisam, se sentir valorizadas e queridas. Melhor ainda se puderem ser admiradas. O comentário é da psicanalista Andrea Ladislau.

 

Quando isso diminui, ou deixa de acontecer, é natural nos sentirmos fragilizados nas relações, principalmente familiares. Afinal, vivemos em uma sociedade que supervaloriza a juventude, mas, os anos passam para todos.

                                  

Portanto, respeite seus limites e coloque sempre sua saúde e segurança em primeiro lugar. Toda idade tem a sua beleza. Essa distorção de padrões de embelezamento assusta, pois, superestima a nossa imagem e pode desencadear o que chamamos de Síndrome da decepção continuada.

 

É quando não mais me reconheço como sou. Minha imagem real não agrada e só consigo aceitar a imagem distorcida e perfeita, aprovada pela sociedade. Perceba que, quando isso acontece, também está sendo rejeitado o amor próprio e evidenciado os mais variados complexos, camuflados por uma necessidade de reconhecimento.

 

Enfim, o caso da Madonna denuncia que, o que era para rejuvenescer, pode se transformar em perda de identidade visual. É importante fugir dessa imposição neurótica de uma vida de aparências, pois o ser humano não morre quando o coração para de bater, ele morre quando deixa de se sentir e se perceber de verdade.

 

Esconder-se atrás de uma tendência narcísica e exibicionista, demonstra uma urgente necessidade de ajuste do nosso equilíbrio emocional, já que a falsa realidade força a divulgação para o outro, apenas do que é belo, sem as imperfeições naturais que, caracterizam e o individualizam o ser humano.