Saúde

REFERÊNCIA EM ODONTOLOGIA, TICIANA CAMPOS DESTACA TENDÊNCIAS PARA 2023

Referência nacional em odontologia estética, Ticiana Campos destaca as tendências para 2023
Kelly Batista , Salvador | 27/01/2023 às 16:26
Referência nacional, Ticiana Campos sempre atuou na área da Odontologia Estétics
Foto: DIvulgação

A área de odontologia estética tem crescido nos últimos anos e trata dos pacientes que buscam não somente cuidar da saúde bucal e da função mastigatória, mas também da aparência estética. Se antes o dentista era o profissional indicado apenas para realizar processos ligados à higiene, prevenção e diagnóstico, hoje ele atua também em procedimentos estéticos. Ticiana Campos, referência nacional na área, destaca as tendências de procedimentos para 2023.

 

Lifting temporal


No processo natural de envelhecimento, é comum que as expressões ao redor dos olhos percam a elasticidade e fiquem com marcas. Além disso, a produção de colágeno feita pelo corpo às vezes pode não ser suficiente para realizar a sustentação necessária. É nesse ponto que entra a ação do lifting temporal, uma novidade que tem trazido grandes benefícios.


O procedimento é minimamente invasivo e, diferentemente de uma cirurgia plástica, não envolve cortes, mas usa a tecnologia para ativar pontos musculares do rosto. É introduzido um fio bem fino e de material que não causa danos ao organismo na região das têmporas (parte subcutânea da pele), atuando na suspensão da musculatura para reposicionamento da pele e tecidos caídos. O primeiro resultado é a elevação da face, com menos flacidez e uma aparência mais jovem.


Lentes de resina


A faceta de resina é uma cópia idêntica a um dente natural realizada através da adição de resina composta, recobrindo a parte da frente do dente como uma capa. Por isso, ela atua em situações como a modificação da forma ou posição dos dentes, correção estética de manchas ou alterações na superfície, alterações de cor que não respondem bem ao clareamento dental, reconstrução de fraturas e restauração de lesões cariosas.


A avaliação com o dentista é necessária para entender o caso de cada paciente e qual a abordagem necessária. “A simulação em resina acontece geralmente na primeira consulta, quando ele vem ao consultório e relata uma queixa sobre a estética dos dentes. Com isso, eu consigo dar uma possibilidade para que o paciente veja como ficaria o tratamento em resina. Esse tratamento é extremamente conservador porque eu não realizo desgaste no dente para que seja inserida a resina, e também é rápido, sendo feito em duas sessões”, afirma a Dra. Ticiana.


Rejuvenescimento facial


O rejuvenescimento facial consiste em um ou mais protocolos combinados para combater os sinais de envelhecimento na face. Esses sinais se evidenciam com o passar dos anos em decorrência da perda de colágeno e elasticidade da pele, caracterizados inicialmente pelas linhas de expressão, sulcos, manchas, além de poros dilatados, olheiras e microvasos.


Harmonização facial


Sensação entre celebridades, o procedimento segue como tendência e tem se tornado cada vez mais democrático. A harmonização facial consiste em uma técnica não cirúrgica que promove o alinhamento e a correção de ângulos da face para trazer mais harmonia ou realçar uma característica já existente. 


O trabalho tem início com a análise das proporções faciais e a avaliação de pontos como mandíbula, malar, mento, nariz, lábios e supercílios. O procedimento é feito com a aplicação de anestésico e a injeção de preenchedores, com o uso de agulhas ou microcânulas. Os preenchedores duram cerca de 1 ano.