Saúde

HGRS ABRE AGENDAMENTO PARA AMBULATÓRIO DE TRATAMENTO DA DOR

O serviço será ofertado no ambulatório da unidade, às quartas-feiras, e é voltado, inicialmente, para pacientes egressos
Ascom HGRS , Salvador | 13/01/2023 às 20:02
Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)
Foto: Divulgação

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) iniciou o agendamento de consultas para tratamento da dor. O serviço será ofertado no ambulatório da unidade, às quartas-feiras, e é voltado, inicialmente, para pacientes egressos.

 

“A implantação de um serviço de tratamento da dor, em um hospital da importância e complexidade do Roberto Santos, traz um grande avanço em questão de humanização e acolhimento ao paciente. Há vários estudos que mostram que um grande percentual de pacientes, ainda que estejam internados, sentem dor de nível moderado a grande intensidade. Então, controlar a dor desses pacientes é um ato também de humanismo”, explica o anestesiologista Túlio Alves, coordenador do serviço de algologia do HGRS.

 

O Hospital Roberto Santos é a primeira unidade da rede estadual de saúde a implantar a especialidade voltada à construção de protocolos a nível ambulatorial e hospitalar. Inicialmente, o ambulatório atenderá apenas pacientes egressos do hospital e deve se expandir, posteriormente, para a população em geral com indicação de atendimento.

 

De acordo com Alves, uma das bases para desenvolvimento do serviço de tratamento da dor é a capacitação dos profissionais, desde equipe multiprofissional até médicos residentes. “Nosso projeto busca estabelecer uma estreita relação com as Residências Médicas do HGRS, principalmente em Clínica Médica e Cirurgia Geral. Nós sabemos, por exemplo, que a dor pós-operatória é uma dor aguda, então esse controle é importante. Além da capacitação dos médicos residentes, nosso objetivo é também capacitar todo o corpo multidisciplinar”, acrescenta o especialista.

 

Para agendamento, os pacientes egressos do HGRS com indicação para tratamento da dor devem enviar e-mail para egressoadulto.hgrs@gmail.com, com assunto “Ambulatório da dor”. É necessário anexar RG, cartão do SUS, requisição e relatório de alta.