Saúde

PRETA GIL INICIA NA SEGUNDA-FEIRA TRATAMENTO NO CÂNDER DO INTESTINO

Chama-se adenocarcinoma o tipo de câncer que a Preta enfrenta (Com Globo informações)
Tasso Franco , Salvador | 11/01/2023 às 14:57
Preta Gil
Foto: Arquivo Pessoal
  A cantora Preta Gil revelou na noite desta terça-feira ter sido diagnosticada com um adenocarcinoma no intestino, um tipo de câncer maligno, após passar seis dias hospitalizada na clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Em publicação nas redes sociais, a artista disse que iniciará o tratamento na próxima segunda-feira.

"Tenho adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante", escreveu.

O adenocarcinoma é o nome dado a um tumor maligno que surge nas células dos tecidos epiteliais glandulares, responsáveis pela secreção. Por isso, é um tipo de câncer que pode se manifestar em diversos órgãos, sendo mais comum em lugares como próstata, pulmão, trato gastrointestinal, mama e intestino, como é o caso de Preta Gil.

A médica Renata D'Alpino, oncologista especializada em tumores gastrointestinais do Centro Paulista de Oncologia, em São Paulo, explica que o adenocarcinoma é a forma mais comum de tumor maligno do intestino.

Ela aponta, por exemplo, que ele é o segundo mais frequente entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama. Já nos homens, está atrás do câncer de próstata e de pulmão, porém em trajetória ascendente para ocupar a segunda posição.