Veja o que diz o boletim do Hospital Albert Eiensten
Tasso Franco , Salvador |
21/12/2022 às 18:24
Rei Pelé
Foto: Twitter
Segundo, boletim médico divulgado nesta quarta-feira (21), o ídolo nacional Édson Arantes do Nascimento (Pelé) apresentou piora clínica com disfunções renal e cardíaca.
"Internado desde 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca", diz o boletim, assinado pelos médicos Fábio Nasri, Rene Gansl e Miguel Cendoroglo Neto.
O craque, dono de diversos recordes no esporte, enfrenta problemas de saúde devido a um câncer no cólon detectado em setembro de 2021. Desde então o artista realizava tratamento para os efeitos do tumor.
A doença se espalhou para o pulmão e fígado, desenvolvendo um quadro de anasarca (inchaço generalizado). Além disso, o astro apresenta uma síndrome edemigêmica (edema generalizado).
No dia 4 de dezembro, a família de Pelé divulgou que o astro interrompeu a quimioterapia e passa agora por cuidados paliativos - prática adotada para reduzir a dor e dar conforto ao paciente que tenha uma doença incurável.