Saúde

HOSPITAL MATER DEI É PIONEIRO EM PROCEDIMENTO COM THULIUM LASER

Hospital Mater Dei Salvador é pioneiro em procedimento com Thulium Laser para tratamento de hiperplasia prostática benigna e cálculo renal
Tatiane Freitas , Salvador | 15/09/2022 às 19:18
Equipe Mater Dei cirurgia
Foto: Divulgação

A equipe de urologia do Hospital Mater Dei Salvador, chefiada pelo urologista Nilo Jorge Leão, realizou, nesta quarta-feira (14), os primeiros procedimentos na Bahia com a técnica de Enucleação Endoscópica da Próstata, utilizando o laser Fiber Dust, também conhecido como Thulium Laser. Recém-chegado no Brasil, o equipamento de alta performance e tecnologia avançada é considerado o mais moderno do mundo para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB), conhecida como próstata grande, e cálculo renal.

 

A técnica cirúrgica inovadora foi utilizada no Hospital Mater Dei Salvador para tratar dois pacientes com diagnóstico de HPB. As cirurgias foram realizadas pelos urologistas do Mater Dei Nilo Jorge Leão e Evaristo  Oliveira Neto, com suporte do urologista Thiago Hota, de Curitiba.


Pensando em oferecer mais um tratamento de alta tecnologia para seus pacientes, a diretoria da unidade já sinalizou interesse na aquisição do Thulium Laser para os próximos meses. Segundo o chefe do serviço de urologia do Hospital Mater Dei Salvador, Nilo Jorge Leão, “o Thulium laser tem uso consagrado nos Estados Unidos e na Europa por oferecer menos risco de sangramento para o paciente e maior precisão cirúrgica”.

 

A enucleação é um procedimento minimamente invasivo, realizado sem cortes, que tem por objetivo remover a parte central da próstata aumentada e é considerada pelas diretrizes internacionais de urologia o padrão ouro para tratamento de próstata grande. A hiperplasia prostática benigna é um tumor não-canceroso que atinge 50% dos homens acima de 60 anos e até 90% dos pacientes com mais de 80 anos, sendo uma das principais causas de problemas urinários.