Saúde

REDE D’OR TRARÁ SERVIÇO DE MEDICINA FETAL PARA SUAS UNIDADES NA BAHIA

A novidade foi apresentada aos médicos que são referência no assunto
AC Comunicação , Salvador | 22/08/2022 às 18:51
A novidade foi apresentada aos médicos que são referência no assunto
Foto: Divulgação

A partir de setembro, a população baiana contará com o serviço de Medicina Fetal da Rede D´Or. A novidade foi apresentada aos médicos que são referência no assunto e demais profissionais que atuam com foco na área, durante evento de lançamento realizado na última quarta-feira (17), no Hotel Deville Prime, em Itapuã.

 

O serviço de Medicina Fetal Rede D’OR dará apoio às três unidades do grupo que contam com maternidade: Aliança e Santa Emília que já são referências em Salvador e região de Feira de Santana, e São Rafael, cuja nova maternidade será inaugurada em breve com grande foco no cuidado integral e de alta complexidade ao bebê e a gestante.

 

“Com a chegada deste novo serviço, as unidades receberão novas tecnologias que possibilitam acompanhamento gestacional, podendo realizar cirurgias intrauterinas e tratamento de situações em que o feto esteja em risco. Contamos com uma equipe altamente qualificada e ampliaremos nosso atendimento às gestantes com exames mais especializados, a exemplo da amniocentese e biópsia de vilosidades coriônicas, que confirmam o diagnóstico de aneuploidias, como a síndrome de down”, esclarece a obstetra Dra. Luciana Vieira Lopes, coordenadora do Serviço de Maternidade Rede D’Or na Bahia.

 

O evento contou ainda com palestra sobre diagnóstico precoce e o tratamento das diversas alterações que podem acontecer no feto durante a gestação, realizada pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes, pertencente ao corpo clínico do H. Aliança, uma referência na Bahia em obstetrícia e gravidez de alto risco; e pelo Prof. Dr. Renato Sá, diretor médico perinatal e coordenador do Centro de Medicina Fetal Perinatal Rede D’Or.

 

Através da Medicina Fetal, por meio de exames e testes, é possível acompanhar o desenvolvimento do feto durante todo o período da gestação com o objetivo de prevenir condições e tratar patologias. Os especialistas conseguem realizar cirurgias enquanto o feto ainda está na barriga, como forma de tratar doenças como a meningomielocele e realizar transfusão de sangue nos casos de, por exemplo, isoimunização fetal.