Saúde

INSTITUTO DOS CEGOS DA BAHIA FAZ CAMPANHA PARA AMPLIAR ATENDIMENTO

Carlinhos Brown, embaixador da instituição, é um dos apoiadores da iniciativa
Texto & Cia ,  Salvador | 14/07/2022 às 17:14
Em busca do apoio da sociedade
Foto: Santine
   Em busca do apoio da sociedade, Instituto de Cegos da Bahia lança nova campanha para a ampliação de sua Há quase 90 anos como referência no atendimento a pessoas com cegueira e baixa visão no estado, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) inicia uma campanha de doações para ampliação de sua sede, localizada no bairro do Barbalho, em Salvador. A ação incentiva que a sociedade em geral, pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos doem ou adotem um espaço da instituição, contribuindo com sua ampliação.

Atualmente, o ICB atende cerca de 56.000 mil pessoas por ano, realizando mais de 250.000 mil procedimentos por ano, mas mesmo assim não consegue suprir a demanda. De acordo com o instituto, hoje em dia, a espera por atendimento pode chegar a 03 meses.

“Atendemos pessoas com deficiência visual, em sua maioria, em situação de vulnerabilidade social, que contam com o ICB para receber o tratamento adequado. Somos a única instituição da Bahia a oferecer de prevenção, diagnóstico da cegueira e baixa visão e habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência visual que, se não tiverem um diagnóstico precoce, ou não forem reabilitadas a tempo, podem perder a visão. Nossa expectativa é que, ao alcançar o objetivo da campanha, possamos duplicar nossa capacidade de atendimento”, explica a presidente do ICB, Heliana Diniz.

O projeto compreende a construção do novo Centro Médico Oftalmológico, a ampliação do Centro de Reabilitação Visual, com sete novas salas de terapia ocupacional, psicologia e serviço social, além de 15 novas salas de aula, com requalificação da Biblioteca com acervo Braille, requalificação do Laboratório de Inclusão Digital, reforma do Centro Esportivo e reestruturação das estruturas hidráulica e elétrica, comprometidas devido à idade do prédio, totalizando um custo de R$10 milhões de reais.

“Teremos cotas de apoio com diferentes valores, tornando acessível para que instituições públicas e privadas, pessoas físicas e grupos de amigos possam doar ou adotar um espaço, deixando sua marca em nossa história. Sabemos que é um grande desafio, mas a ampliação e requalificação de espaços do ICB é uma prioridade, pois precisamos diminuir a crescente fila de espera para atender as pessoas cegas e com baixa visão que contam com nossos serviços para terem autonomia e independência. Queremos conclamar a todos que se juntem a nós nessa linda e indispensável missão”, explica a assessora de captação de recursos, marketing e comunicação do ICB, Consuelo Alban.

O pontapé inicial da campanha será dado no dia 20 de julho, às 15h30, durante uma coletiva de imprensa na sede do ICB, que contará ainda com a presença do artista Carlinhos Brown. “Brown é um grande amigo e apoiador do nosso trabalho e teremos a honra de contar com ele para apresentar a campanha para a imprensa soteropolitana durante a coletiva. Vamos também homenageá-lo com o título de embaixador do instituto, em agradecimento a todo o apoio que ele nos dá ao longo dos anos”, comenta a presidente. Além do artista, a campanha “Ampliação do Instituto de Cegos da Bahia. Sua ajuda pode transformar muitas vidas” conta ainda com o apoio das empresas Morya, Texto & Cia, Converse Agência Digital, Bem Querer Consultoria e Data Inc.