Saúde

LAURO: UNIME E SESA PROMOVEM ATENDIMENTOS GRATUITOS DE SAÚDE

Parceria da Unime com a SESA Lauro de Freitas promove cerca de 200 atendimentos gratuitos de saúde
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 29/05/2022 às 08:09
Operação Saúde Já
Foto: Maína Diniz

Gizelha Machado e sua filha Nicolle, de sete anos, chegaram cedo na Faculdade Unime, neste sábado (28), para aproveitar os serviços da “Operação Saúde Já!”. Mãe e filha foram atendidas nas salas de pediatria e oftalmologia, dentro da ação social organizada pelo grupo Responsabilidade Social COMUNIME/ Medicina Unime, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (SESA), que realizou um total de 190 atendimentos médicos, além de orientações especializadas.

“Esta é uma ação muito boa, porque não precisa a gente ir na Regulação para marcar um atendimento. Soube desta ação ontem, na divulgação nas redes sociais. Então, eu e minha filha, que moramos na localidade do Chafariz, aqui perto, viemos aproveitar os diversos serviços”, relatou Gizelha. Dentre os atendimentos médicos na “Operação Saúde Já!”, 25 foram para exames preventivos, 39 de testes de rastreio de IST’s, 18 para consultas com urologista, 40 com oftalmologista, 20 com nutricionista, 26 para saúde da família e nove para pediatria.

  

A população de Lauro de Freitas ainda contou com estandes de orientações sobre prevenção a saúde, higiene e cuidados com crianças, amamentação, métodos contraceptivos e outros. A moradora de Vida Nova, Dalvalice Reis, também aprovou a ação. “Eu vim para fazer o exame preventivo. Faço todos os anos. E como aqui estava com essa disponibilidade eu quis adiantar. Também olhei outros serviços e gostei de tudo”, pontuou.

  

“A parceria com a Unime cresce cada vez mais. É uma realidade para a população, que busca estar com qualidade de vida. E nada mais justo que trazer serviços de excelência aqui na Unime, com o curso de Medicina e a Secretaria, para avançarmos cada vez mais”, disse o secretário Municipal de Saúde, Augusto Cesar Pereira. A Sesa colaborou com insumos, profissionais de apoio e estruturação.

A coordenadora da Responsabilidade Social COMUNIME, Andreia Amorim, destacou que a “Operação Saúde Já!” deverá ser realizada mais vezes. “Hoje foi o pontapé inicial desta ação voluntária que contou com a participação de estudantes e médicos, que são professores da Unime. A mudança da Secretaria de Saúde para a instituição facilitou muito a nossa organização. Então, esperamos que desta parceria possamos realizar outras ações, com mais serviços para a população”, completou.

  

Além da Secretaria Municipal de Saúde, funcionam na estrutura da Unime o Novo Nelson Barros, a Policlínica Carlos Bastos, o Centro de Reabilitação Auditiva (CERA), o Ambulatório de Medicina da Unime e, em breve, vai abrigar também a Central de Regulação.