Saúde

PARIS MANTÉM EM POSTOS DE FARMÁCIAS TESTES RÁPIDOS PARA COVID 6 EUROS

Salvador cobra muito mais caro do que Paris para testes da Covid
Tasso Franco , Paris | 04/05/2022 às 16:42
Posto de teste rápido na Av Vaugiraud, em Paris
Foto: BJÁ
     PARIS - A pandemia do coronavirus não foi extinta e os casos de contaminação aumentam na China. Autorizados pelo governo francês, no final de 2020, os testes rápidos para a Covid-19 continuam sendo vendidos com sucesso nas farmácias desta cidades. A uma barra, negativo; duas barras, positivo, o resultado é dado em 20 minutos. Custa 6 euros e o posto que você vê na foto fica localizado numa das farmácias da Av Vaugiraud que é uma das maiores da city, com 4.5 km, localizado no 7º Distrito.

   Nos postos - e são centenas na cidade - há técnicos das farmácias para aplicar o teste e eles são protegidos da cabeça aos pés - blusa azul, óculos de proteção, máscara FFP2 e luvas de látex - e os espaços são pequenos mas dá para acomodar o cliente em cadeira. O técnico enfia o cotonete em cada narina, mergulha em um reagente químico, colocar algumas gotas na bolha e esperar.

 O teste antigênico detecta as proteínas que o vírus Sars-CoV-2 produz, chamadas de "antígenos", e busca determinar se a pessoa está infectada com o vírus no momento do teste, e fornece resultados diferentes do PCR (coletado no nariz) e o sorológico (realizado através de exame de sangue). O resultado fica pronto em 20 minutos. Normalmente, uma consulta médica é obrigatória mas as farmácias estão autorizadas a fazer o teste.

   Em Salvador, esse teste custa R$70,00. Já o teste PCR o custo em Salvador é de R$280,00 no LPC. Esse PCR era obrigatório para quem vai viajar para o exterior e deve ser feito 72 horas antes do voo. Hoje, para entrar na França não há mais essa exigência. No aeroporto de Lisboa, como também nos aeroportos da França, é exigido de quem vem do exterior e que não seja da UE, o cartão de vacinação digitalizado. Tem que ter as três doses completas. (TF)