A capital baiana recebe, entre os dias 20 e 23 de abril, o 24º Congresso Brasileiro de Mastologia. O evento acontece no Centro de Convenções de Salvador e vai apresentar os principais avanços nos tratamentos ligados ao câncer de mama. Com nove convidados internacionais e 92 convidados do Brasil, esse é o primeiro congresso presencial desde o início da pandemia, em 2020, e vai reunir os principais especialistas da área. A realização é da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Sociedade de Mastologia – Regional Bahia.
Presidente do congresso, o renomado mastologista baiano, Augusto Tufi Hassan, destaca que o evento é uma oportunidade fundamental para que os médicos possam se atualizar sobre o cenário do câncer de mama em âmbito mundial. “O nosso congresso, organizado em Salvador, vai trazer as informações necessárias para que possamos, a partir do conhecimento adquirido, buscar esses avanços e aplicá-los à nossa realidade, de forma a obter melhores resultados para nossas pacientes”, explica Dr. Tufi, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia e membro da Academia Brasileira de Mastologia.
Dentro do esqueleto do escopo do congresso, uma das abordagens está no tratamento cirúrgico do câncer de mama associado também à oncoplástica, procedimento que já inclui o tratamento à doença e a reparação estética. “Vamos falar de avanços no tratamento sistêmico, através de quimioterapia e de drogas alvos, além dos avanços no tratamento com a rádio-oncologia (radioterapia)”, acrescenta Dr. Tufi.
No dia 20, será realizado o pré-congresso, que vai promover cursos direcionados a profissionais da saúde, com abordagem de diversas temáticas que estão envolvidas na área de mastologia. Serão seis cursos, dos quais quatro dedicados a médicos e dois tendo como público-alvo a equipes multi-assistenciais.
O primeiro curso será o de Oncoplástica, que vai falar sobre a associação da cirurgia oncológica com a cirurgia plástica. O segundo curso será a Jornada Multidisciplinar em Oncologia, com foco em novos tratamentos com uso de drogas quimioterápicas. O encontro vai debater os avanços dentro dos tratamentos oncológicos.
O terceiro curso vai abordar Imagem e Procedimentos Minimamente Invasivos. Sempre com foco em mastologia. Já o quarto curso será dedicado a médicos e também gestores públicos na área da saúde. O encontro vai falar sobre o que está sendo ofertado às mulheres em termos de saúde pública, sobretudo àquelas que buscam tratamento contra o câncer.
A programação inclui ainda a Abordagem Multidisciplinar ao Câncer de Mama, que terá como público-alvo os profissionais de enfermagem, técnicos em enfermagem, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas e toda a gama de profissionais envolvida no atendimento à paciente. Por fim, ainda no pré-congresso, será realizado um curso voltado para técnicos em radiologia, abordando, principalmente, os exames de mamografia e ressonância, de forma que esses profissionais possam adquirir boas imagens para a análise médica.