Fecomércio e Sesc Bahia seguem atuantes na adoção de Práticas Sustentáveis com lançamento do Projeto 1.000 Árvores
Tasso Franco , Salvador |
24/03/2022 às 15:02
Sugestão: deck da praia de Ondina está precisando de 6 coqueiros
Foto: BJÁ
No dia 29 de março, às 9h30min, será realizado o ato simbólico de lançamento do projeto “1.000 Árvores” com o plantio de 3 mudas de Ipê Amarelo Mirim (Tecoma stans) na área verde da Casa do Comércio, em Salvador, pelas mãos do presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros, do presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, e do vice-presidente da Fecomércio-BA e conselheiro Regional do Sesc, Kelsor Gonçalves Fernandes.
Como uma das ações transdisciplinares em área verde, meio ambiente e sustentabilidade, o projeto “1.000 Árvores” consiste em um plano de arborização com espécies nativas, frutíferas e ornamentais em todas as unidades do Sesc, com o propósito de reafirmar o compromisso do Sistema Fecomércio-BA com a sustentabilidade e bem-estar social. As mudas serão doadas pela mineradora Yamana, de Jacobina, e pela Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria de Meio Ambiente, e também serão produzidas na unidade do Sesc em Santo Antônio de Jesus.
A ação será realizada de forma simultânea nas unidades do Sesc em 10 municípios, que pretende promover o plantio de 1.000 árvores para fomentar atividades com foco na educação ambiental, vivências com o meio ambiente natural e exposição monitorada às diferentes espécies de árvores e suas épocas de plantio, seus tratos culturais e suas interações com a natureza. “O plantio de árvores faz parte de um projeto maior do Sesc Bahia - “Com S de Sustentabilidade” – que traz ações inovadoras ligadas ao Meio Ambiente e a Economia Circular, tais como, Ciclo Orgânico (Gerenciamento de resíduos orgânicos), Paisagismo, Cultivo de Hortas, dentre outras importantes iniciativas que contribuem na conservação de ambiente ecologicamente equilibrado”, afirma o diretor regional, José Carlos Boulhosa Baqueiro.
Ecossistemas Florestais
Celebrado em 21 de março, o Dia Mundial das Florestas foi criado em 1971 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que tem como objetivo conscientizar a respeito da importância dos ecossistemas florestais. A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual, e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado com o fornecimento de matéria orgânica para o solo, reciclagem de nutrientes, alimentação para aves e animais silvestres, manutenção da estabilidade térmica e umidade do solo. A arborização dos espaços, além da estratégia de amenização de aspectos ambientais adversos, é importante sob os aspectos ecológico, histórico, cultural, social, estético e paisagístico.