A direção da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) quer aproveitar este ano, quando o Hospital Aristides Maltez comemora 70 anos de atividades, para sensibilizar a sociedade e conseguir recursos para ajudar na sua manutenção. O HAM, referência no tratamento de câncer no país, completou no último dia 2 de fevereiro mais um ano de serviços prestados à comunidade de toda Bahia, atendendo pacientes dos 417 municípios baianos.
A unidade hospitalar tem um déficit mensal de R$ 1,3 milhões. A situação se agrava ainda mais por causa do débito da Prefeitura de Salvador, que já chega a R$ 86 milhões. A dívida, que está sendo cobrada judicialmente, vem desde 2012, quando o prefeito era João Henrique Carneiro.
“Em toda sua existência, o hospital nunca deixou de funcionar um dia sequer. E o melhor: o atendimento é 100% através do SUS. São mais de 4 mil pessoas atendidas, diariamente, e, em média, são realizados 4,3 milhões procedimentos anuais”, destaca o médico Aristides Maltez Filho, presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer. Segundo ele, a sociedade baiana sempre respondeu positivamente quando o hospital precisou e, por isso, aposta que “nesse momento, quando comemoramos 70 anos de atividade, a sociedade baiana, que sempre esteve do nosso lado, vai nos ajudar ainda mais”.
Existe também a expectativa em torno do apoio das gestões municipais. O hospital recebe pacientes de todo estado e somente pouco mais de 100 prefeituras ajudam o hospital com um salário mínimo mensal.
“O hospital é uma instituição filantrópica e vive dos recursos do SUS e de doações da comunidade. O objetivo é mostrar à população baiana a nossa situação e alertar para a necessidade da ajuda de todos, porque aqui priorizamos o paciente carente cumprindo o nosso papel social”, disse Aristides Maltez Filho.
COMO AJUDAR O HAM
Pix
CNPJ: 15180961000100
Razão Social: Liga Bahiana Contra o Câncer