Saúde

SOBAPE DESTACA CUIDADOS PARA SEGURANÇA DE CRIANÇAS NO VERÃO

Alta estação requer ainda mais atenção com proteção solar, hidratação e vigilância em praia e piscina
Imprensa Pediatria , Salvador | 20/01/2022 às 13:56
Pediatra Katia Baptista
Foto: Divulgação

Hidratação, proteção solar e alimentação leve são algumas das recomendações da campanha “Verão saudável e seguro” da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) nas redes sociais para chamar a atenção de pais e responsáveis quanto à segurança de crianças e adolescentes no período de alta estação, que coincide com viagens e férias escolares.

Além do filtro solar e de barreiras físicas de proteção, os menores devem evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, quando os raios são mais fortes. “Para a hidratação, os pais devem ofertar bastante água e frutas, associadas a uma alimentação leve, dando preferência a alimentos naturais, não processados”, orienta a pediatra Katia Baptista, especialista em gastropediatria e nutrologia infantil.

Brincadeiras em praias e piscinas devem acontecer sempre sob a supervisão de um adulto, com uso de boias e/ou coletes salva-vidas, como destaca a pediatra Márcia Barreto, presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sobape. A área da piscina, por sua vez, precisa ter cerca de proteção, deixando a parte do banho coberta quando não estiver em uso. Ela chama a atenção também para o risco de afogamento em banheiras, baldes, bacias e tanques, que precisam ficar vazios se estiverem ao alcance das crianças.

A Sobape reitera ainda os cuidados sanitários relativos à pandemia, como uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos. Os pais devem estar atentos também para atualizar a caderneta de vacinação das crianças também antes de viagens.

“Temos que acrescentar os cuidados quanto ao uso do álcool líquido ou em gel. Não deixar em local de fácil acesso e sempre que for usar deve ser feito junto a um adulto”, aconselha a pediatra Márcia Barreto.

CUIDADOS EM CASA

Produtos de limpeza, medicamentos e demais substâncias que podem causar intoxicação devem ser guardados em locais seguros, onde as crianças não tenham acesso. Fósforos e isqueiros também precisam de atenção a fim de evitar queimaduras. Segundo a pediatra, é possível evitar 45% dos acidentes domésticos ao vetar que os pequenos acessem banheiro e cozinha sozinhos. 

Usar telas de proteção em janelas e varandas ajudam na prevenção de quedas e traumas mais graves, assim como manter o piso da casa limpo, seco e/ou com tapetes bem fixados.

Outra recomendação é posicionar grade de proteção no acesso a escadas e à cozinha, além de não deixar à vista objetos pontiagudos e pequenos. Peças menores podem ser engolidas e as crianças podem precisar de procedimentos endoscópicos para a retirada.