Saúde

TESTE DE COVID 24 HS ANTES DE VOOS INTERNACIONAIS É EXIGIDO NA ESPANHA

Exigência a mais para conter a Covid
Tasso Franco , Valencia, ES | 11/01/2022 às 16:32
Teste em Valencia feito na Universidade Católica
Foto: BJÁ
   Está obrigatório na Espanha - creio que em toda Europa - o teste para verificar se uma pessoa está com covid, isso 24 horas antes de um voo internacional. 

   Sem esse teste fornecido por um lab credenciado (em Valencia está sendo feito nas Clínicas UVS da Universidade Católica - vide foto) e custa 20 euros (app R$130,00) e o exame precisa ser agendado pela imternet. 

   A fila é enorme dentro e fora do prédio. Na parte interna há cadeiras para os clientes e na externa as pessoas ficam em pé. Hoje, por posto, está chovendo na cidade e faz frio intenso. Mas, paciência, sem esse documento não se viaja.

   O resultado do teste sai em duas horas e é enviado aos cleintes para o WattsApp ou email e deve ser impresso e anexado a um formulário da companhia de aviação que a pessoa vai viajar.

    Eu, por exemplo, que estou seguindo com a familia para Lisboa, precisei preencher a papelada da TAP e que deve ser apresentada no aeroporto na hora do embarque. As pessoas devem comparecer 3 horas antes do voo para passar primeiro no controle da vigilância epidemiológica e depois no controle normal do aeroporto.

   Toda essa burocracia exige paciência e perda de tempo. Gasta-se, para resolver tudo, ao menos 3 a 5 hoas, a depender do local em que o passageiro esteja em Valencia. Quem está na Região Metropolitana - meu caso - gasta-se 40 minutos no transportes e mais o tempo de espera no UVS mesmo com hora marcada. (TF)