O surto de gripe Influenza A H3N2 tem aumentado as solicitações do serviço de Emergência e Urgência da Vitalmed. “A média de chamadas, em dias normais, é de 250 a 280. Atualmente, recebemos de 450 a 490 chamadas por dia”, diz o chefe de plantão da Central de controle Operacional, Guilherme Lazzari.
A sobrecarga no sistema operacional da empresa vem comprometendo o tempo de atendimento aos pacientes, que ficam prejudicados também pela alta demanda e pela superlotação das unidades hospitalares. A falta de vagas nas unidades de saúde dificulta a regulação de quem necessita de remoção. A Vitalmed informa que ampliou a sua estrutura de serviço, colocando mais equipes médicas na Central de Operações e para os atendimentos presenciais, mas declara que é preciso informar a realidade atualmente.
Outra medida para ajudar a desafogar as unidades de saúde é o Disque Gripe, criado pelo Plano Ambulatorial Boa Saúde, do Grupo Vitalmed. O serviço é uma central para atendimento por vídeo consulta aos associados com sintomas gripais, realizado por médicos. A coordenadora médica, a doutora Sandra Cavalcanti, esclarece que o Disque Gripe foi disponibilizado para agilizar o atendimento e dar mais segurança aos associados.
“O surto de gripe preocupa pela quantidade de contaminados e, com o novo serviço, o associado não precisa se deslocar até às unidades de saúde para uma avaliação médica, evitando se expor e expor outras pessoas ao vírus”, comenta Sandra Cavalcanti.