quarta-feira, 08 de dezembro de 2021
Saúde

NOB ONCOCLÍNICAS IMPLANTA LINHA DE CUIDADOS PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS

O serviço, implantado nas unidades Oncoclínicas em todo país, tem como foco agilizar todo processo do tratamento e garantir o bem-estar e o acolhimento do paciente
Carol Campos , Salvador | 25/11/2021 às 18:20
O oncologista Marco Lessa
Foto: Divulgação

Para dar atenção integral e personalizado ao paciente que acaba de receber o diagnóstico de um câncer, as unidades Oncoclínicas na Bahia passaram a contar com o OC Care Linha de Cuidados. Geralmente, o paciente oncológico precisa enfrentar o estresse e a espera para marcação de inúmeros exames e procedimentos. A proposta do serviço é agilizar todo processo desde a primeira consulta, tornando-o mais simples e leve para o paciente, além de esclarecer qualquer dúvida.  A própria clínica se encarrega dos agendamentos dos exames, consultas, procedimentos, controle de laudos e retornos e repassa as informações de data, hora, local de realização e o preparo necessário. “Pegamos o paciente pela mão e cuidamos dele, garantindo seu bem-estar num momento em que ele precisa de acolhimento e tranquilidade para lidar com o tratamento oncológico”, explica o oncologista Marco Lessa, da equipe do NOB Oncoclínicas. “Além da importância desse cuidado humanizado, o serviço acelera o início do tratamento, o que é fundamental para lidar com o câncer e para a cura”, acrescenta o especialista.

 

  No OC Care Linha de Cuidados, um concierge monitora o paciente encaminhado pelo especialista e faz todas as marcações necessárias, agilizando os exames e facilitando a rotina do paciente. A proposta é que em 15 dias o paciente consiga realizar todos os exames solicitados e retorne para a consulta e para o agendamento da cirurgia, quando necessário. Em até 30 dias, o paciente será operado ou iniciará o tratamento com quimio ou radioterapia.  Atrasos ocasionais podem acontecer em função da demora de alguma autorização por parte dos planos de saúde.

 

De acordo com o médico, Marco Lessa, além de agilizar todo o processo para tratar uma doença que não espera, a linha de cuidados faz toda diferença para o bem-estar do paciente e para sua adesão ao tratamento.

 

  O serviço permite reduzir o tempo entre o diagnóstico do câncer e a realização da cirurgia ou início do tratamento oncológico, proporciona mais assertividade ao tratamento, garante o bem-estar e segurança ao paciente e consegue integrar os especialistas que acompanham cada caso.

 

Implantando nas unidades do Grupo Oncoclínicas no país, o OC Care Linha de Cuidados também oferece um acompanhamento junto ao paciente para checar se todo processo ocorreu adequadamente. Na Bahia, o OC Care Linha de Cuidados já vem sendo realizado com bons resultados nas unidades do NOB Oncoclínicas, em Ondina e Lauro de Freitas, e no serviço de oncologia do Hospital Santa Izabel.