Com The Globe Post
Tasso Franco , da redação em Salvador |
29/09/2021 às 10:15
Pica-opau-bico-de-marfim agora só em fotografia ou empalhado
Foto:
BILLINGS, Mont. (AP) - A morte bateu pela última vez para o esplêndido pica-pau-bico-de-marfim e mais 22 pássaros, peixes e outras espécies: o governo dos Estados Unidos está declarando-os extintos.
É raro os funcionários da vida selvagem perderem a esperança em uma planta ou animal, mas os cientistas do governo dizem que esgotaram os esforços para encontrar esses 23. E alertam que as mudanças climáticas, além de outras pressões, podem tornar esses desaparecimentos mais comuns, como um planeta em aquecimento aumenta os perigos que enfrentam as plantas e a vida selvagem em perigo.
O pica-pau-bico-de-marfim foi talvez a espécie mais conhecida que o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos anunciará na quarta-feira como extinta. Ele saiu teimosamente e com alarde, fazendo aparições não confirmadas nas últimas décadas, o que desencadeou um frenesi de buscas infrutíferas nos pântanos do Arkansas, Louisiana, Mississippi e Flórida.
Outros, como o pigtoe, um mexilhão de água doce do sudeste dos Estados Unidos, foram identificados na natureza apenas algumas vezes e nunca mais foram vistos, o que significa que, quando receberam um nome, já estavam desaparecendo.
“Quando vejo um desses realmente raros, sempre penso que posso ser o último a ver esse animal novamente”, disse Anthony “Andy” Ford, biólogo do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA no Tennessee, que é especialista em mexilhões de água doce.