Saúde

HOSPITAL MUNICIPAL DE SALVADOR RETOMA CIRURGIAS ELETIVAS

As cirurgias retornam após 120 dias de suspensão por conta da pandemia
Secom Salvador , Salvador | 02/08/2021 às 09:34
Hospital Municipal de Salvador retoma cirurgias eletivas
Foto: Valter Pontes/Secom

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) retomou as cirurgias eletivas na unidade após 120 dias de suspensão parcial devido à pandemia do coronavírus. Segundo o diretor do HMS, Gustavo Mettig, neste retorno a estratégia foi realizar contato telefônico com pacientes que tinham procedimentos pendentes, para agendamento de uma nova data do procedimento ou consulta com o especialista, visando a análise caso a caso da necessidade de revisão antes do procedimento.

 

“Além do contato por telefone, também ampliamos os turnos do ambulatório de forma a atender os pacientes e fazer o agendamento. Inclusive, todos os pacientes pendentes para bariátrica já estão agendados, assim como os contactados e aptos para cirurgias eletivas em outras especialidades”, declarou.

 

O gestor considera que a retomada é de extrema importância para a população e para o hospital, que possui um ambulatório com atendimento a diversas especialidades e há grande demanda dos pacientes para esses procedimentos. “Percebemos a demanda e necessidade do atendimento e, com maior segurança pela disponibilidade de medicamentos (sedativos) no mercado, poderemos ampliar o número de procedimentos. A ideia é conseguir reagendar todos os pacientes neste segundo semestre, cumprindo a missão do hospital”.

 

O HMS no período pré-pandemia chegou a realizar 600 cirurgias por mês e, neste momento de retorno, já atingiu o número de 400/mês, considerando as emergenciais, eletivas e semieletivas. Só neste mês de julho, após a retomada, houve um aumento de 15% no número de procedimentos. Para o 2º semestre já existem 111 procedimentos agendados na unidade. Desde a inauguração do hospital em 2018, a unidade realizou mais de 13 mil cirurgias, sendo 70% eletivas.

 

Além das cirurgias e atendimentos ambulatoriais, o HMS dispõe de laboratório de análises clínicas e Bioimagem, com uma rede de apoio para exames de diagnóstico que apoia o Serviço de Cirurgia. Os procedimentos são agendados na unidade após o paciente se dirigir a um posto de saúde e solicitar uma consulta com o cirurgião geral, que é agendada pelo Sistema de Regulação Ambulatorial Vida+, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

 

Aplicativo – O acompanhamento à distância a consultas e exames pode ser feito pelo aplicativo Meu HMS, que também permite o acesso aos registros de atendimento e às especialidades oferecidas no hospital, pesquisa de opinião e ao Fale Conosco. A ferramenta está disponível gratuitamente para os sistemas iOS (Iphone) e Android.