Saúde

PÁGINA @PREFSALVADOR CRIA ESPAÇO INCLUSIVO À PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O perfil oficial da Prefeitura na rede social estreou esta semana a Central de Atendimento ao Cidadão, intitulada “SAC da Prefs”.
Secom Salvador , Salvador | 17/07/2021 às 09:22
Marcelo Moita - SAC da Prefeitura
Foto: Otávio dos Santos/Secom

A Diretoria de Comunicação Digital, vinculada à Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), lançou uma iniciativa inclusiva, para ampliar o diálogo com a população, disponibilizando conteúdos acessíveis a usuários de Instagram com deficiência visual e auditiva. O perfil oficial da Prefeitura na rede social estreou esta semana a Central de Atendimento ao Cidadão, intitulada “SAC da Prefs”.

 

O quadro é apresentado pelo jornalista e funcionário da secretaria, Marcelo Moita, 24 anos, que é deficiente visual. Ele traz anúncios das ações mais relevantes da administração municipal, além de responder a perguntas dos internautas, de forma leve e bem-humorada, com direito a memes e vinheta.

 

A primeira postagem foi feita nesta quinta-feira (15) no @prefsalvador, tanto nos stories quanto no feed e já é um verdadeiro sucesso, registrando 100 mil visualizações, em apenas 24 horas.

 

Na gravação, Moita informa que a capital baiana contará em breve com a reativação do Elevador do Taboão. Fechado por mais de cinco décadas, o equipamento foi completamente requalificado e voltará a ser mais uma opção de transporte, melhorando a mobilidade entre as regiões do Pelourinho e Comércio.

 

O vídeo é legendado, o que facilita a compreensão da população surda, além de conter texto alternativo para cegos, que fazem uso de audiodescrição. “Me senti (sic) totalmente incluído nesse projeto. Achei uma ideia genial e que vai aumentar a interação entre a Prefeitura e o cidadão”, comemora o jornalista. 

 

Mudança – Formado na profissão desde 2019, o jovem pertence ao quadro de colaboradores da Secom, desde o início deste ano, na primeira experiência na área de comunicação. A cegueira de nascença, consequência do parto prematuro aos cinco meses de gestação, nunca foi empecilho para que fosse em busca dos próprios sonhos. “A mensagem que eu deixo para as pessoas com deficiência, de qualquer tipo, é que tenham força, foco e vontade de fazer as coisas, pois tudo é possível”, enfatiza Marcelo.

 

Para o gestor da Diretoria de Comunicação Digital, PV Bispo, a ideia do “SAC da Prefs” é promover mais acessibilidade, tentando inverter uma lógica das plataformas digitais, que “são pouco intuitivas para as pessoas com deficiência visual”, explicou. 

 

“Queremos chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão de pessoas com deficiência, mostrando que elas podem ser produtivas e participantes da construção de uma sociedade melhor”, acrescentou.