Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI DISTRIBUIR MAIS 6 MILHÕES DE VACINAS A ESTADOS

O MS se aproxima de 100 milhões de doses distribuidas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/05/2021 às 17:51
Mais vacinas para os brasileiros
Foto: MS
   Mais 6,1 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram enviadas ao Ministério da Saúde pela fundação. O lote será encaminhado para o Centro de Distribuição da pasta em Guarulhos/SP. A distribuição para todos os estados e Distrito Federal está prevista para a esta semana, reforçando ainda mais a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. Com esse lote, o MS se aproxima de 100 milhões de doses distribuidas.

Com essa remessa, a Fiocruz já entregou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) mais de 41 milhões de doses do imunizante. Destas, 37,1 milhões foram processadas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e 4 milhões foram importadas da Índia, garantindo a imunização de milhões de brasileiros desde o início da campanha.

Neste sábado, também está prevista a chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), importado da China. O insumo deve garantir a produção de mais 12 milhões de doses da vacina AstraZeneca pelo laboratório no próximo mês.

BRASIL VACINADO

Ampliar cada vez mais a vacinação contra a Covid-19 é uma das prioridades do Ministério da Saúde. Desde o dia 18 de janeiro, início da campanha, aproximadamente 90 milhões de doses já foram distribuídas para todas as Unidades Federativas – dessas, 56 milhões foram aplicadas até o momento.

Entre os dias 13 e 19 deste mês, mais de 13 milhões de vacinas já chegaram aos estados e Distrito Federal. A previsão é que, em maio, a pasta realize o recorde de entregas, com mais de 30 milhões de doses previstas, suficientes para imunizar mais de 1 milhão de brasileiros por dia.