Saúde

VACINA EXPRESS ALCANÇA NOVOS PÚBLICOS PARA IMUNIZAÇÃO EM DOMICÍLIO

Em 100 dias, a Prefeitura já beneficiou mais de 12 mil pessoas com a iniciativa
Secom Salvador , Salvador | 20/05/2021 às 15:01
Em 100 dias, a Prefeitura já beneficiou mais de 12 mil pessoas com a iniciativa
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
 "Aliviada". Foi dessa forma que a dona de casa Maridalva Lopes, de 56 anos, definiu a sensação de ver o filho vacinado na própria residência. Com dificuldades de locomoção devido a uma paralisia cerebral, Marlon Santos, de 29 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19, na manhã desta quinta-feira (20), através do serviço Vacina Express, disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Em 100 dias, a Prefeitura já beneficiou mais de 12 mil pessoas com a iniciativa.

O Vacina Express é realizado mediante agendamento no site www. vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br . As vagas são disponibilizadas diariamente para que as pessoas dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19 com dificuldade de locomoção ou acamadas possam ter acesso à dose sem sair de casa. “Foi rápido, fiz o agendamento semana passada. No dia e horário certo, a equipe veio e vacinou Marlon”, disse Maridalva. 

  Inicialmente, o serviço atendia apenas a idosos. No entanto, com avanço da imunização, passou também a contemplar pessoas com deficiência, comorbidades, paciente oncológico, doença falciforme, em hemodiálise, transplantados, imunossuprimidos, pessoa com transtorno intelectual severo e moderado (entre eles, autistas) e pessoa com síndrome de Down.

  A dona de casa ressaltou as limitações do filho e destacou a importância do serviço. “A vacinação em casa é cômoda e nos dá proteção. É muito ruim sair, ele é pesado, meu esposo não aguenta mais carregar, moramos na casa de baixo, então é um sacrifício grande. Mas, agradeço a Deus pelo suporte que temos. Em todas as campanhas, eu conto com o apoio da equipe da Prefeitura, e Marlon é vacinado em casa. O cartão de vacinação dele está em dia, porque ele é acompanhado com periodicidade”, disse.

  Missão – Para realizar o atendimento, as equipes volantes estão atuando ininterruptamente de domingo a domingo para assegurar o acesso da população às doses do imunizante. “É uma sensação de realização profissional. Estamos vivendo um momento muito complicado e me sinto cooperando de alguma forma para que possamos sair dessa fase tão difícil. Temos acesso justamente às pessoas que não tem condições de ir ao drive ou à unidade de saúde. Levamos a esperança da imunização para quem mais precisa. É gratificante”, declarou a enfermeira Roseli Costa, que integra o Serviço Express.

  “Salvador é uma das capitais do país que mais vacinaram. Estamos com nossas equipes mobilizadas para atendimento dos que mais precisam em toda a cidade seja por posto fixo, drive-thru ou na vacinação domiciliar. Todo esse esforço para tornar o acesso ágil e democrático do imunizante para todos os soteropolitanos”, afirmou o titular da SMS, Leo Prates.

  Segunda dose – As pessoas que já foram imunizadas em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde é feito automaticamente, de acordo com a data de reforço programada no sistema.