Saúde

PROFISSIONAIS DE SAÚDE MANTÉM VIVO O LEGADO DE ELSIMAR COUTINHO

No ano em que o Cientista baiano Elsimar Coutinho completaria 91 anos, seus médicos, amigos e discípulos seguem mantendo vivo seu legado
TEXTO & CIA , Salvador | 18/05/2021 às 19:05
Elsimar Coutinho
Foto: REP

Pioneiro na sua área de atuação, o baiano Elsimar Coutinho utilizou seu amor à medicina para revolucionar o debate sobre a saúde feminina. Neste sentido, sempre trouxe grandes novidades e pesquisas, muito à frente do seu tempo, para que as mulheres compreendessem novas formas de lidar com o próprio corpo, sobretudo no que tange às questões hormonais. No ano passado, ele foi uma das vítimas da Covid-19 e, desde então, o desafio da sua equipe é manter o seu legado vivo, a partir do que viveram e aprenderam com ele, no dia a dia clínico.

Um dos grandes pupilos de Dr. Elsimar, sobretudo na área das pesquisas, é o Dr. Hugo Maia Filho, ginecologista e professor dos cursos da Elmeco Implantes Hormonais. O médico vê o legado de Dr. Elsimar como uma grande transformação na área da medicina reprodutiva. Para ele, "Desenvolvimento de implantes hormonais, contraceptivos e diversas formulações importantes para tratar doenças, a exemplo da endometriose, estão entre as contribuições deste grande cientista. Dr. Elsimar também deixou sua marca na reposição hormonal feita durante a menopausa, sendo pioneiro no tratamento de pessoas nesta faixa etária. Aprendi e convivi com ele, vendo nascer a gestrinona e os implantes hormonais, tendo publicado muitos desses resultados em trabalhos científicos. Tive a sorte de acompanhar um gigante", declara o Dr. Hugo.

Criada há 50 anos e localizada em um dos pontos históricos de Salvador: a Rua Chile, a Clínica, que leva o nome do cientista, atualmente, já está presente em outras três capitais brasileiras, onde os profissionais da equipe trazem consigo os pilares do que acreditava Dr. Elsimar. 

Com a liderança de Dr. Luiz Carlos Calmon, que assumiu o posto de Diretor há um ano, a rede segue empenhada em ser um centro que oferta saúde e bem-estar de forma completa aos pacientes. "De forma equivocada, muitos chamam o implante desenvolvido há anos pelo Dr. Elsimar como chip da beleza. 

Entretanto, o objetivo da gestrinona, que este ano faz 47 anos de existência, é o bloqueio do ciclo menstrual, para controlar situações como mioma, endometriose, TPM ou desconfortos do ciclo menstrual de qualquer espécie. As pacientes que se dão bem no sentido estético são por já terem um estilo de vida adequado e a gestrinona acaba potencializando o que elas já têm de positivo, seja aumento de massa óssea e muscular ou auxiliando na queima de pequenas gorduras e redução da celulite. Nosso propósito maior é levar saúde para a vida dessa mulher. Os ganhos estéticos são uma consequência do todo", aponta Calmon.

Além das Clínicas, a Elmeco Implantes Hormonais (farmácia de manipulação pioneira no País no desenvolvimento de implantes) e o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH) compõem o grupo de empresas criadas pelo professor com o intuito de oferecer qualidade de vida a um maior número de pessoas. A Ginecologista e Diretora Médica do CEPARH, Consuelo Callizo, compreende o local como uma forma manter viva uma das principais bandeiras defendidas pelo médico que é o planejamento familiar.

 "Este é um setor que necessita de recursos para que possamos mantê-lo em pleno funcionamento. Por isso é importante ressaltar que quanto mais atendemos no particular ou conveniado no Ceparh, mais recursos teremos para garantir o funcionamento do planejamento familiar. Oferecemos um atendimento de ponta e asseguramos o recurso para manter o sonho do professor!! Por sermos uma instituição filantrópica, tudo que o Ceparh ganha é revertido para parte gratuita do planejamento familiar", afirma Callizo, que assim como seu fundador, acredita que o Centro é um local onde as pessoas continuam enxergando à frente do seu tempo.

 "Até no planejamento familiar buscamos oferecer mecanismos mais novos e duradouros, como os implantes. Tudo isso com o intuito de melhorar a vida das pessoas", conclui.

Uma linha cronológica

Nascido em Pojuca, Elsimar Coutinho formou-se em Farmácia e Medicina pela Universidade Federal da Bahia, com pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne (França) e no Instituto Rockfeller (EUA). Fazer ciência é o que caracterizou toda sua trajetória ao longo das nove décadas de vida. Em uma linha evolutiva do seu trabalho, os anos 60 foi marcado pelo desenvolvimento do primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado, o Depo Provera. Entre os demais métodos contraceptivos lançados por ele, estão os injetáveis, as pílulas para uso oral e vaginal e os implantes hormonais subcutâneos.

Na década de 70, sua maior contribuição ao mundo científico foi conhecida por todos - a tese de que a menstruação é nociva e supérflua.

Livros Publicados:

O Sexo do Ciúme (1998)

O Descontrole da Natalidade no Brasil (1998)

Menstruação: a sangria inútil (1999)

Vivendo sem regras e sem TPM (2007)

Bahia, menos violência, mais felicidade (2009)

A Melhor Coisa da Vida (2014)