Saúde

TRÊS PACIENTES DE FORMOSA DO RIO PRETO SÃO TRANSFERIDOS DE UTI AÉREA

A primeira transferência ocorreu na tarde de quinta-feira (22) e as demais nesta sexta-feira (23).
Catiane Magalhães , Salvador | 23/04/2021 às 17:48
Três pacientes de Formosa do Rio Preto são transferidos de UTI aérea
Foto: divulgação
Em menos de 24 horas, três pacientes de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, foram transferidos para hospitais da Capital e Região Metropolitana de Salvador. Trata-se de dois pacientes do sexo masculino, sendo um de 35 e outro de 73 anos; e uma paciente de 63 anos, do sexo feminino. A primeira transferência ocorreu na tarde de quinta-feira (22) e as demais nesta sexta-feira (23).

Os dois pacientes idosos foram encaminhados para o Hospital Espanhol, em Salvador, enquanto que o mais jovem foi para o Hospital Riverside, em Lauro de Freitas. Todas as transferências cumpriram os trâmites legais exigido pelo Sistema de Regulação de Urgência e Emergência (Surem), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), órgão regulador que obedece a critérios rigorosos do Plano Diretor de Regionalização (PDR). Não houve interferência política, já que o sistema é sério e atende aos 417 municípios baianos, seguindo uma ordem prioritária de gravidade e condições de remoção.

Dois pacientes foram transferidos devido a complicações no quadro de saúde, ocasionadas pela Covid-19. Já o paciente de 73 anos teve sequelas pós-infecção e retornou à unidade de saúde do município, onde recebeu os primeiros socorros e aguardou estabilidade do quadro e regulação para unidade com suporte avançado.

“A essa altura ainda nos deparamos com pessoas querendo tirar proveito da situação e politizar um momento tão delicado, dizendo que conseguiu a transferência. Não existe furar a fila no sistema da Sesab. As pessoas precisam respeitar o SUS. Fico indignado com isso, mas o momento é de comemoração, pois estou aliviado que em tão pouco tempo conseguirmos transferir, de avião, três pacientes. Com fé em Deus serão mais três vidas salvas. Por coincidência, uma das médicas da equipe do governo do Estado que realizou a transferência é minha sobrinha, mas nem por isso eu vou dizer que atendeu a um pedido meu. Cada um faz o trabalho que lhe compete”, avalia o prefeito de Formosa, Neo Araújo.