Saúde

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM NO PERÍODO PÓS COVID

Em tempos de uma global crise sanitária, a atenção para a própria saúde e bem-estar é imprescindível
Beatriz Souza , Salvador | 23/04/2021 às 12:44
A crise do novo coronavírus trouxe grandes problemas para a saúde global. Até mesmo aqueles que estão curados da doença, podem continuar com dores no corpo.

Alguns especialistas na área dizem que um paciente que já tinha dores crônicas antes da infecção do covid-19, pode acabar tendo o caso agravado pela doença.

Além disso, o vírus em si ou o tratamento a que o paciente é submetido também podem ser os causadores de dores pelo corpo todo.

Para aliviar essas dores, muitos brasileiros têm investido mais em massagens que ajudam a relaxar, trazer mais tranquilidade e bem-estar.

Os setores de estética e cuidados com a saúde mental também tiveram uma alta durante a pandemia. Uma vez que a autoestima pode afetar diretamente o psicológico das pessoas.

Para relaxar o corpo e deixar a mente tranquila, as massagens são boas soluções, trazendo diversos benefícios para a saúde. 


Confira abaixo esses benefícios e quais as técnicas mais utilizadas!

Benefícios das massagens

As massagens não são apenas para aliviar as dores musculares. Já que, atualmente, existem diversas técnicas de fricção voltadas para os diversos problemas que podem afetar o corpo humano.


Com objetivo até de prevenção de outras doenças, as massagens regularmente feitas vão além do estético.

As múltiplas aplicações ajudam a atuar não somente nas dores do corpo, mas auxilia diretamente na autoestima. Ou seja, ajuda a controlar a ansiedade e estresse, influenciando até mesmo na qualidade do sono.

Entre outros benefícios, as sessões com massagistas feitas pelo menos duas vezes na semana podem trazer:



Melhora na circulação sanguínea;



Melhora no sistema imunológico;



Elimina toxinas do organismo;



Proporciona alívio da sensação de cansaço.



Dependendo da técnica usada e qual será o seu objetivo, as sessões com massagistas duram cerca de 30 minutos.

Quais são as principais técnicas utilizadas?

Dentre as técnicas mais utilizadas por profissionais de massagem, podemos destacar:

Antiestresse ou relaxante

Com movimentos suaves e contínuos, e utilizando apenas as mãos e óleos vegetais, o objetivo central é soltar toda a musculatura do corpo. Estimulando a produção de hormônios que estão diretamente ligados com o relaxamento.

Essa técnica é mais indicada para pessoas que enfrentam problemas como ansiedade, depressão, insônia, tensão muscular e baixa circulação sanguínea.

Drenagem linfática

Também com movimentos suaves, a drenagem linfática ajuda na circulação do sangue pelo corpo. Além de eliminar toxinas e resíduos que possam afetar a musculatura.

Essa técnica acaba por ajudar a diminuir o inchaço dos músculos e aumenta o tônus. Deixando a pele hidratada e mais bonita!

Reflexologia

Com os dedos e nós das mãos, o profissional vai pressionando algumas áreas das mãos e dos pés. Dessa forma, promove o relaxamento de locais determinados.

Como resultado, a energia do corpo acaba se reequilibrando mais rapidamente. Auxiliando na redução do estresse e das dores.

Massagem modeladora

Os movimentos nessa técnica são contínuos e vigorosos, e se concentra em locais onde há acúmulo de gordura. Seu objetivo central é reduzir as celulites e a flacidez do corpo.

Shiatsu

O intuito dessa técnica é atingir pontos meridianos. Que nada mais são que os canais de energia do corpo humano.

Esse tipo de massagem de origem japonesa proporciona bem-estar e ajuda no combate da ansiedade e estresse que podem se acumular durante os dias.

O shiatsu também influencia na melhora da circulação sanguínea e o alívio de dores nas costas, decorrente da má postura.

Tailandesa

A massagem tailandesa é feita com movimentos que são praticados como alongamentos que são feitos em yoga.

Feitos sem óleos, essa técnica é feita apenas com roupas confortáveis para prática de exercícios, realizada mais energeticamente, utiliza a própria pressão corporal, dando mais flexibilidade para os músculos e as articulações.

Dores causadas pelo covid-19

O tratamento contra as dores que podem ser causadas pelo coronavírus vai depender das necessidades de cada um.

Como explicado acima, cada técnica possui um objetivo central. Sendo assim, é de extrema importância investir em pacotes de day spa que contem com massagistas profissionais, para aliviar sintomas e tensões.

Nesses casos, apesar de não serem necessárias prescrições médicas, é interessante que uma avaliação seja feita, para garantir que o paciente receberá a massagem ideal para seus problemas.

Dores como a de fadiga muscular geralmente são acompanhadas por cansaço e tratadas com analgésicos e atividades físicas. Mas as massagens também são outra opção para o alívio das mesmas.

Além da massagem ser uma ótima opção para as dores musculares, elas também são eficazes na prevenção de outras doenças como enxaqueca, tpm e fibromialgia.
Com isso, a troca de medicamentos para massagens sai bem mais em vantagem, uma vez que você poderá diminuir o uso de remédios em determinados casos.