Saúde

HOSPITAL SANTA IZABEL AMPLIA EFICIÊNCIA NA GESTÃO AMBIEMTAL

Hospital Santa Izabel amplia eficiência na gestão ambiental e alcança importante reconhecimento
Jose Candido Montal de Abreu , Salvador | 19/04/2021 às 15:35
As iniciativas sustentáveis e socioambientais desenvolvidas pelo Hospital Santa Izabel alcançaram mais um importante reconhecimento. Desta vez o destaque foi para as ações de eficientização de energia, que vem avançando continuamente e foram recém-publicadas no relatório “Hospitales que Curam el Planeta 2020”, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis.

A publicação, em espanhol, apresenta um relato positivo do programa implantando no Santa Izabel na área energética, entre 2017 e 2109. Este bom desempenho já havia contribuído para o hospital conquistar prêmios importantes, como o "Amigo do Meio Ambiente", de 2019, uma realização do Governo de São Paulo", o IV Prêmio Benchmarking Saúde, promovido pela Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA), na categoria Sustentabilidade Ambiental, e o prêmio "2020 ChallengeClimateChampionsAwards"; em 2018.

Este novo reconhecimento, segundo Mônica Bezerra, Diretora Corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa, é um estímulo e um reconhecimento de que as ações sustentáveis favorecem um futuro mais saudável para o planeta. “Estamos atentos às melhores práticas e inovações ambientais. Diariamente, nossas equipes profissionais se mostram comprometidas em diversas frentes de ação pela sustentabilidade ambiental”, disse a diretora, ao ressaltar alguns temas que vem recebendo especial atenção e investimento. As energias limpas e renováveis, a redução das emissões de gases poluentes, a menor geração de resíduos, a destinação ambientalmente adequada, o uso racional da água e a reciclagem são alguns deles.

Os impactos ambientais diretos das atividades hospitalares vêm recebendo crescentes cuidados por parte da instituição. Destaque ainda ao gerenciamento de resíduos hospitalares, que é regularmente acompanhada, assim como a adequada disposição e descarte desses itens, que seguem as normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério do Meio Ambiente e dos órgãos reguladores estaduais e municipais.

Nutrição - No final do ano passado, o Hospital Santa Izabel conquistou o selo Green Kitchen, certificação de qualidade que referenda o aprimoramento contínuo do Serviço de Nutrição e reconhece a qualidade e sustentabilidade de todo o processo de produção e estímulo a uma alimentação saudável no ambiente hospitalar.

A conquista ressaltou o pioneirismo do Santa Izabel, primeira instituição baiana a entrar para o programa Green Kitchen, iniciativa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, ligada a Faculdade de Arquitetura da USP. O selo ambiental atesta a alta qualidade de todo o processo de nutrição saudável desde o uso de equipamentos sustentáveis até a escolha de alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos. O objetivo é assegurar um cardápio mais nutritivo para os pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital.

A gestão da cozinha no Santa Izabel é feita visando sempre contribuir com um maior cuidado ambiental e social. A diretora Administrativa da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Mônica Bezerra, ressalta a dedicação e comprometimento da equipe profissional do hospital para  qualificar a nutrição. "Estamos muito felizes com a capacidade e dedicação de nossos colaboradores para reforçar os padrões de qualidade e excelência do Serviço de Nutrição. Congratulações a todos que contribuíram para que o hospital alcançasse esse importante reconhecimento", afirmou a diretora.