Saúde

NÚMERO DE PESSOAS QUE NÃO TOMARAM 2ª DOSE DA VACINA SOBE PARA 3,5 MIL

A recomendação é que a dose de reforço da CoronaVac seja aplicada 28 dias após a administração da primeira
Secom Salvador , Salvador | 31/03/2021 às 18:43
Vacinação
Foto: Bruno Concha/Secom
Sobe para 3,5 mil o número de pessoas que ainda não compareceram aos pontos de imunização para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19. A recomendação é que a dose de reforço da CoronaVac seja aplicada 28 dias após a administração da primeira.

Para alertar esse público sobre a importância de finalizar o processo de imunização, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) têm encaminhado mensagens de texto para o celular dos faltantes, convocando os mesmos para finalizar o ciclo que assegura a imunidade. No portal www. saude. salvador. ba. gov. br/vacinacao-covid/ também é possível consultar o dia que cada pessoa deve retornar aos pontos de vacinação.

A informação sobre a data de retorno para aplicação da segunda dose está contida no cartão de vacinação do cidadão. “É necessário que as pessoas sigam rigorosamente as orientações prestadas pelo Programa Nacional de Imunização, que estão alinhadas com as recomendações dos fabricantes dos imunizantes, para assegurar a proteção contra o vírus. O esquema vacinal incompleto não assegura a imunidade contra a doença”, afirmou a médica infectologista da SMS, Adielma Nizarala.

O sistema imunológico leva, em média, duas semanas para criar anticorpos neutralizantes, capazes de barrar a entrada do vírus nas células, de acordo com estudos publicados. A resposta pode variar de acordo com faixa etária e outros aspectos individuais do vacinado. Ou seja, mesmo após a segunda dose os vacinados não estão imediatamente protegidos – este processo começa, em média, duas semanas após a aplicação da segunda dose.